terça-feira, 9 de julho de 2013

Restauração do Convento São Francisco resgata traços originais do monumento


Carlos Antolini
Fachada do convento São Francisco
Paredes da fachada principal do Convento São Francisco foram pintadas
Restaurado e imponente, o Convento São Francisco, noCentro Histórico de Vitória, compõe o Projeto Visitar e surpreende pela beleza e pelos traços originais. O patrimônio, que começou a ser construído no século 16, é o segundo mais antigo do Brasil, atrás apenas do Convento de Olinda, em Pernambuco.
A intervenção incluiu a recuperação do reboco e da pintura das paredes da fachada principal do convento – também conhecida como frontispício –, a manutenção do telhado da igreja e da capela, a melhoria da rampa para acesso de pessoas com dificuldades de locomoção e demolição de uma imensa parede de lajotas na parte frontal do edifício, para a recuperação das características originais do monumento, que foram alteradas em 1925.
Especialistas e uma equipe de 30 pessoas, composta por jovens aprendizes do Instituto Goia, fizeram os trabalhos. Durante o processo de restauração, a equipe resgatou, atrás de paredes de lajota e pedras, as antigas portas que davam acesso ao edifício, datadas da época em que foi construído.

Relíquias

Outro importante achado foi feito durante o processo de raspagem das paredes da fachada, quando uma porta e uma janela, até então desconhecidas, foram descobertas logo abaixo de algumas camadas de tijolo, na base do edifício.
A remoção da primeira camada revelou a localização do antigo porão do convento, aterrado com entulho proveniente da demolição da antiga igreja de São Francisco. A localização original da porta e da janela, entretanto, foi delimitada como forma de manter a aparência original do edifício.
"Quem passar pelo convento ao meio-dia ou às 18 horas também escutará o sino, que desde o século XVIII, tradicionalmente, badala nesses horários. A acessibilidade está em condições de receber pessoas com dificuldades de locomoção. Desejamos que mais turistas e moradores se deslumbrem com a riqueza histórica", disse o secretário de Turismo, Trabalho e Renda de Vitória, Paulo Renato Fonseca Júnior.

Franciscanos

Tombado pelo Conselho Estadual de Cultura como Patrimônio Arquitetônico Capixaba em 1983, o conjunto é hoje ocupado pelas atividades administrativas da Arquidiocese de Vitória e Cáritas Arquidiocesana.
O Convento São Francisco foi construído no século XVI por padres franciscanos. Além da igreja, a edificação abrangia as dependências necessárias ao monastério e a Capela da Ordem Terceira da Penitência. O convento, que já abrigou o Orfanato Cristo Rei, hoje abriga diversas entidades ligadas à Igreja Católica. O frontispício já recebeu outras reformas, em 1744 e 1784, e a fachada foi elemento que restou do conjunto arquitetônico original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário