quarta-feira, 3 de julho de 2013

Projeto Recreio Monitorado é sucesso em escola - VITÓRIA


Atividades recreativas animam o intervalo das aulas
A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Dom Helder Pessoa Câmara”, em Jacaraípe, visando uma maior integração entre os alunos, criou o projeto Recreio Monitorado, no qual são propostas diversas atividades recreativas que são conduzidas e monitoradas por alunos.
DivulgaçãoRecreio Monitorado da Emef Dom Helder tem roda de capoeira
O projeto surgiu há três anos pela necessidade da escola de sanar problemas de indisciplina que ocorriam na hora do recreio. Daí a direção da unidade selecionou alguns alunos, pelo critério de notas e por ser referência em disciplina, e elegeu-os monitores do recreio, para diferenciá-los foram confeccionados jalecos.
Bolas, petecas, dominós e diversos outros jogos pedagógicos são distribuídos aos alunos para que eles interajam no intervalo. Os monitores fazem registro das ocorrências e têm reuniões quinzenais para discussões sobre as práticas realizadas.
Capoeira
O professor Anderson dos Anjos, que ministra aulas de educação física, há algum tempo teve a ideia de promover roda de capoeira. O sucesso foi tão grande que acabou se tornando uma das atividades que compõem o recreio monitorado. Atualmente, a roda acontece três vezes por semana com uma média de 30 crianças e é uma atividade da qual todos podem participar.
No último sábado (29), aconteceu o “batizado” de 50 crianças. Batizado é uma roda de capoeira, na qual novos alunos recebem sua primeira corda e demais alunos podem passar para graduações superiores. A cerimônia contou com a presença dos mestres de capoeira Miguel Machado e Daniel Gomes, da Bahia, e do mestre Ganga Zumba, de Minas Gerais.
Segundo o professor Anderson, o objetivo é estimular a prática contínua da modalidade, ele ainda disse que com as atividades monitoradas o recreio tornou-se harmonioso, sem atritos e brigas.

CRÉDITOS: Secretaria de Educação | 03/07/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário