quarta-feira, 10 de julho de 2013

Projeto orienta estudantes sobre promoção da saúde - CACHOEIRO


Publicada em 09 de julho de 2013
Informação faz toda a diferença na prevenção de doenças. Por isso, a Secretaria de Saúde de Cachoeiro, por meio do Centro de Referência em Infectologia Abel Sant'Anna (Crias), desenvolve o projeto “Saúde e Prevenção nas Escolas”, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.O projeto tem como finalidade contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública municipal com ações de prevenção, promoção e atenção à saúde. As palestras abordam temas da saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e jovens, com o intuito de reduzir a infecção por doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e os índices de evasão escolar devido à gravidez na adolescência, uso de drogas e demais comportamentos de risco.
As atividades tiveram inicio em Cachoeiro no ano passado, quando foram realizadas palestras para turmas do 9º ano do ensino fundamental, em quatro escolas, levando cerca de 800 adolescentes a refletir sobre os temas tratados. Também durante as ações são realizados exames e dadas orientações para a teste do HIV e outras DSTs.
Neste ano, as ações foram ampliadas para todas as escolas da rede municipal que contam com turmas de 7º, 8º e 9º anos. Nesta quarta (10) e quinta-feira (11), é a vez da escola Luiz Semprini, do distrito de Pacotuba, receber o projeto. As atividades nas unidades de ensino seguem até outubro. Até lá, cerca de 3,5 mil estudantes terão recebido as palestras nesta edição.
“É necessário ressaltar a importância de abordar continuamente tais temas com os adolescentes, de maneira a contribuir para a promoção do bem-estar psicossocial e a formação de uma consciência preventiva a médio e longo prazos”, comenta o coordenador do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais, Victor Barbieri.
Para o secretário municipal de Saúde, essas ações têm um foco ainda mais amplo do que a promoção da saúde física. “O objetivo é permitir uma maior inserção dos adolescentes e jovens no processo de transformação da sua realidade econômica, política, histórico-cultural e contribuir na formação de sujeitos solidários, responsáveis, participativos e dispostos ao diálogo”, destaca Abel Sant'Anna Júnior.



-----------------------------
Equipe de Jornalismo
Secretaria Municipal de Comunicação
Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - PMCI
Tel: (28) 3155-5371
www.cachoeiro.es.gov.br/
www.twitter.com/prefcachoeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário