terça-feira, 23 de julho de 2013

Programa Vitória Alfabetizada vai avaliar mudança de vida dos participantes


Carlos Antolini
Homem escrevendo
Alfabetização de jovens e adultos vai estimular as pessoas a buscar novos projetos de vida
Como parte do Programa Vitória Alfabetizada, será executado o Projeto de Avaliação de Impacto, no qual a Fucape Business School, por meio de convênio com o Movimento ES em Ação, fará avaliação de impacto quanto à mudança de vida das pessoas que participarem de todo o ciclo do programa.
Lançado no último dia 17 pela Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), o programa visa garantir a universalização da alfabetização até 2016 de cerca de quatro mil jovens e adultos moradores da capital, prioritariamente na faixa etária produtiva, com idade entre 15 e 59 anos.
Pesquisas demonstram, de forma convincente, que a escolarização dos pais (especialmente das mães) está associada positivamente com a participação e desempenho educacional dos filhos, pois entendem com mais facilidade a importância de garantir que frequentem a escola e obtenham uma qualificação que lhes permita levar uma vida mais independente e ativa.
"Adultos com nível educacional mais elevado são capazes de cuidar da saúde e de se proteger de doenças de forma mais eficaz, sabem mais sobre as opções de planejamento familiar e os cuidados com crianças pequenas. Estão mais preparados para educar e proteger seus filhos de inúmeras situações do nosso cotidiano. Além disso, adultos com maior escolaridade podem melhorar suas chances no mercado de trabalho e seus padrões de vida. É mais provável que tenham um emprego bem remunerado ou que sejam capazes de se tornar profissionais autônomos, donos do próprio negócio, ou seja, pequenos empreendedores", ponderou o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.
A alfabetização é fundamental para que os direitos individuais sejam alcançados, podendo gerar benefícios humanos e sociais, tanto quanto econômicos. Um adulto alfabetizado tem maior acesso a informações e conhecimentos que são importantes para formar opiniões e adotar ações com relação às principais questões sociais e políticas, como a proteção ambiental. "Eles também ficam mais aptos a utilizar novas fontes de informações e conhecimentos de forma independente e significativa", completou a secretária municipal de Educação de Vitória, Adriana Sperandio.
Matéria relacionada
Com edição de Matheus Thebaldi
Saiba mais sobre Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário