quarta-feira, 24 de julho de 2013

Programa Vitória Alfabetizada prioriza faixa etária produtiva


Carlos Antolini
Alunos estudando
Alfabetização permite que as pessoas conquistem novos espaços no mercado de trabalho
Programa Vitória Alfabetizada pretende reduzir a taxa de analfabetismo na capital até 2016. Isso significa mais de quatro mil pessoas de 15 a 59 anos de idade beneficiadas diretamente com a iniciativa, sendo a maioria mulheres.
A faixa etária (maiores de 15 anos a adultos de 59 anos) foi escolhida por estar enquadrada no período em que a população está no mercado de trabalho. São jovens que correm atrás do primeiro emprego e gente que pretende melhorar sua situação financeira e precisa de uma ajuda para começar a estudar para conseguir melhores empregos.
O Vitória Alfabetizada quer ir além do ensinar a ler. Depois de receber o certificado, o participante tem a chance de fazer especializações, oferecidas por meio de parcerias com outras instituições, para estar ainda mais preparado para o mercado de trabalho.

Longo prazo

A alfabetização é importante para os adultos não só por trazer reflexos na sua inclusão social, mas também reflete na educação dos filhos. Pais alfabetizados entendem melhor a necessidade dos filhos frequentarem uma escola e estão mais preparados para educar e proteger seus herdeiros de doenças potencialmente fatais. Já os idosos maiores de 60 anos poderão contar com filhos e netos mais instruídos, que poderão ajudá-los em situações de saúde ou sociais.
Matéria relacionada

Nenhum comentário:

Postar um comentário