quinta-feira, 18 de julho de 2013

Programa Vitória Alfabetizada já tem 166 alunos inscritos em seis regiões


Sergio Cardoso
Crianças em sala de aula
Programa visa erradicar o analfabetismo de jovens e adultos na capital até 2016
Antes mesmo do lançamento oficial do Programa Vitória Alfabetizada, nesta quarta-feira (17), uma mobilização da Secretaria Municipal de Educação (Seme) já havia identificado moradores da cidade ávidos por aprender a ler e escrever. Em questão de semanas, o número de interessados cresceu em volume e, hoje, 166 alunos formarão 10 turmas, distribuídas em seis localidades diferentes.
Em Nova Palestina, 40 alunos assistirão às aulas na Igreja Batista e na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Neusa Nunes Gonçalves. No Romão, 14 participarão na Pastoral da Criança. Já a Igreja Batista do Forte São João abrigará duas turmas, com um total de 28 alunos.
Em Resistência, duas turmas, de 14 alunos cada, ocuparão as salas da Emef Ronaldo Soares. Em Atlântica Ville, 16 moradores comparecerão às aulas no conforto do próprio condomínio que deu nome ao bairro. Na Poligonal 8, que engloba os bairros Santo Antônio, Inhanguetá e Bela Vista, duas turmas somam um total de 40 alunos que vão ter aulas no Centro Comunitário.
Criado pela Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), o Programa Vitória Alfabetizada visa garantir a universalização da alfabetização até 2016 de cerca de quatro mil jovens e adultos moradores da capital prioritariamente na faixa etária produtiva, com idade entre 15 e 59 anos.

Espaços alternativos

Elizabeth Nader
Programa de Educação e Jovens e Adultos da PMV
Aulas poderão acontecer em espaços alternativos, como igrejas e centros comunitários
As conversas com lideranças comunitárias identificaram que a maioria dos alunos em potencial tem resistência à sala de aula, muitas vezes por experiências negativas vividas na infância ou adolescência ou mesmo por receio de estar em um ambiente em que as pessoas não têm o mesmo nível de conhecimento.
Com o objetivo de transformar o processo de alfabetização em uma realidade, os encontros poderão acontecer em espaços próximos ao aluno, como igrejas, associações de moradores ou centros comunitários, onde podem encontrar seus pares.
Desta forma, empresas e entidades interessadas em firmar parceria com a Prefeitura de Vitória no Programa Vitória Alfabetizada podem entrar em contato com a Seme ou acessar o blog do programa e oferecer local para realização das aulas e também auxiliar no cadastramento de estudantes, ao identificar na sua coletividade pessoas que ainda não sabem ler e escrever. Basta preencher oformulário.

Empreendedorismo e acesso ao microcrédito

O diferencial do programa está relacionado à integração de políticas públicas em que, além de assegurar a alfabetização, o público beneficiado terá oportunidade de, em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e Geração de Renda (Setger) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), frequentar as aulas do curso Empreendedorismo e Associativismo.
Em seguida, o participante poderá ter acesso ao microcrédito, complementando o ciclo que emancipa o adulto para a condição de cidadania plena, com capacidade de alcançar sua independência e dignidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário