quarta-feira, 10 de julho de 2013

Programa Juventude desenvolve atividades de acolhimento e inserção social para jovens capixabas


Ação é uma iniciativa do SECRI e conta com patrocínio da EDP Escelsa e 
apoio do Instituto EDP

Vitória, 10 de julho de 2013 – Jovens e adolescentes de Vitória, da Poligonal 01, , composta pelos bairros São Benedito, Penha, Itararé, Consolação, Engenharia, Bonfim, Gurigica, Jaburu e Floresta, já podem contar com o projeto voltado para seu desenvolvimento pessoal e profissional. O programa Juventude, coordenado pelo SECRI - Serviço de Engajamento Comunitário, com patrocínio da EDP Escelsa, distribuidora de energia do Grupo EDP, e apoio do Instituto EDP, desenvolve ações que contribuem para a construção e resignificação do projeto de vida de cada participante.
O programa voltado para jovens, na faixa etária dos 14 aos 24 anos, trabalha temas como saúde, sexualidade, vida profissional e familiar. Ainda, conta com grupos de reflexões que conversam sobre relacionamentos, a fase da adolescência e questões referentes à construção da identidade de cada um.
A ação detém um grupo de encontro com jovens mães para capacitação das participantes ao mercado de trabalho, atividades relacionadas a artes culturais, teatro, oficinas de dança, audiovisual, entre outras iniciativas de acolhimento e inserção ao ciclo social.
O programa Juventude já é um agente positivo de transformação social para os participantes no período em que constroem seus projetos, envolvendo para esse fim a entidade, os grupos familiares e os espaços em que esses grupos estão inseridos: escola, trabalho, lazer, igrejas entre outras.
Ainda, no mês de maio os jovens puderam usufruir de mais uma ação realizada pela Distribuidora. A EDP Escelsa levou ao Juventude o caminhão do programa Boa Energia para divertir e ensinar de forma lúdica os jovens sobre eficiência energética e inovação. Mais de 300 pessoas participaram das ações na carreta itinerante que contém uma televisão que exibe vídeos em 3D, além de diversos experimentos sobre energia elétrica, jogos, gibis e uma maquete que simula o consumo de uma residência, para que eles saibam como é a melhor forma de usar a eletricidade com segurança e sem desperdício.
“Integrar os negócios do Grupo EDP aos projetos sociais apoiados é uma prática da Empresa para contribuir com o desenvolvimento sustentável”, afirma Pedro Sirgado, diretor executivo do Instituto EDP.

Conheça os projetos desenvolvidos pelo programa Juventude:
Saúde e Sexualidade: ações individuais e coletivas que orientem sobre comportamentos sexuais saudáveis, gerando com isto paternidade e maternidade responsáveis enquanto projeto de vida.
Grupo de Reflexão Vivendo e Aprendendo: encontros semanais voltados para questões da fase da adolescência, relacionada à vida profissional e familiar e referente à identidade, relacionamentos, sexualidade, bem como o que mais demandar dos próprios jovens participantes. Consiste em momentos para incentivar a reflexão e para o apontamento para um futuro saudável, sempre reforçando a importância das escolhas dos adolescentes no presente para o que vier a acontecer em suas vidas no futuro. Projeto elaborado com embasamento interdisciplinar da Psicologia e Assistência Social.
Grupo de Mães Jovens: encontros quinzenais com a participação de mães jovens que apresentaram gravidez precoce e/ou indesejada, na situação de 1º filho ou não. As ‘mães’ têm idade até os 29 anos e suas histórias de vida não se diferenciam muito: o abandono pelos pais biológicos quando da descoberta da gravidez, o conturbado começo de vida com o novo companheiro e seu grupo familiar e também o abandono do pai da criança e de seus familiares.
Reinserção comunitária de adolescentes e jovens: trabalho realizado por educadores para acolher adolescentes e jovens que, após cumprirem medidas socioeducativas por atos infracionais, retornam à comunidade e buscam o SECRI para auxílio. Há outros que recuperados do uso de drogas não querem mais essa vida e sentem-se frágeis para reiniciar nova vida sem o vício.  
Escuta individual ou grupal: ação que visa oferecer espaço e tempo para a escuta individual de adolescentes e jovens em processo educativo, permanente ou pontual.
Cidadão Jovem: o trabalho com este grupo objetiva a seleção, capacitação, inserção e acompanhamento de adolescentes no programa "Adolescente Aprendiz", além de jovens e adultos em suas primeiras inserções de trabalho formal.
Artes Culturais: desenvolvimento e participação dos jovens em ações que envolvam dança, teatro, audiovisual e cineclube, possibilitando o multiculturalismo, construção de textos teatrais e o acesso a bens culturais às comunidades de abrangência do SECRI.
Agito Cultural: evento anual que reúne adolescentes, jovens e adultos, em horário noturno para realizar apresentações culturais.  Nesse evento todos encontram espaço e oportunidade para divulgar seu talento, tendo como plateia seus familiares, vizinho e amigos.
Atividades de Inclusão Digital: Ações, que possibilitaram a crianças, adolescentes, jovens e adultos um vasto aprendizado no que diz respeito à informática básica como também de outras linguagens digitais e à valorização da informática no mercado de trabalho. Além de oficinas digitais são ministradas semanalmente cursos de informática básica com a formação de indivíduos com idade a partir de 12 anos de idade, com encontros semanais com carga horária total de 48 horas. É ofertado ainda aos moradores das comunidades de abrangência do SECRI momentos de acesso livre a internet, sob supervisão e orientação da monitora de informática.

Sobre a EDP Escelsa  A EDP Escelsa é distribuidora de energia elétrica do Grupo EDP, com atuação no Espírito Santo. Atualmente atende a 1,35 milhão de unidades consumidoras, em  70 municípios capixabas.
Sobre o Instituto EDP – Instituição sem fins lucrativos responsável pelo desenvolvimento e coordenação das ações ambientais e socioculturais da EDP e suas controladas.
Sobre a EDP Energias do Brasil – EDP Energias do Brasil, que adota a marca EDP, é a holding que consolida ativos de energia elétrica nas áreas de geração, comercialização e distribuição (EDP Bandeirante e EDP Escelsa). É controlada pela EDP Energias de Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário