quinta-feira, 25 de julho de 2013

Prefeitura recebe cicloativistas para debater uso das bicicletas na capital - VITÓRIA


Arquivo PMV SECOM
Ciclista em ciclovia
Prefeitura de Vitória trabalha para incentivar o uso da bicicleta na capital
Integrantes do movimento Ciclistas Urbanos Capixabas (CUC) foram recebidos na tarde desta quarta-feira (24) pelo prefeito de Vitória, Luciano Rezende, para discutir o uso de bicicletas na capital.
Ao final do encontro, que durou mais de uma hora, foi criado um grupo de trabalho, formado por secretários e técnicos da Prefeitura e alguns membros do movimento.
Na reunião, foram discutidos vários pontos, entre os quais, a realização de campanhas educativas alertando para os direitos e deveres do ciclista, tomando como base o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que, no artigo 201, classifica como infração média o motorista que não guardar a distância lateral de 1,5 metro ao ultrapassar uma bicicleta.
Também foi sugerida a instalação de mais paraciclos (locais para estacionar as bicicletas gratuitamente) e incluí-los no mobiliário urbano de toda a cidade. "É um compromisso nosso de campanha interligar as ciclovias e ciclofaixas existentes, fazer intervenções e campanhas educativas para fortalecer o uso de bicicletas em nossa cidade", lembrou o prefeito.
Luciano Rezende também destacou a organização do grupo, as ideias e sugestões apresentadas. "Acredito que é possível fazer com este seja o governo da mudança, sabendo que fomos recebidos e escutados. É o primeiro passo. Mostramos para o prefeito e para os secretários presentes que nós estamos organizados", destacou a estilista de bicicletas Dora Moreira, considerando o encontro muito positivo.
"O próximo passo é que as coisas colocadas aqui nessa reunião sejam praticadas. O ponto mais importante abordado foi a campanha educativa. Isso é para ontem. As pessoas estão andando nas ruas de bicicletas e correndo riscos. Essas pessoas têm que poder pedalar nas ruas sendo respeitadas pelos motoristas como o CTB prevê", disse o estudante de Medicina e cicloativista Rafael Darrouy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário