quarta-feira, 17 de julho de 2013

Prefeitura divulga bairros que receberão 100 novas câmeras de videomonitoramento - VITORIA


Samira Gasparini
câmera de videomonitoramento
Câmeras de videomonitoramento são distribuídas e posicionadas de forma estratégica na capital
Imagem videomonitoramento
Câmera filma ação de bandido
Equipamentos monitoram a cidade e ajudam os agentes da Guarda Municipal a flagrar atos ilícitos
A Prefeitura de Vitória já definiu os locais e os bairros que receberão as 100 novas câmeras de videomonitoramento que serão implantadas por meio de convênio com o Governo do Estado. A escolha foi debatida em conjunto com outros órgãos de segurança, como a Polícia Civil (PC) e a Polícia Militar (PM), mas a definição dos pontos também levou em consideração as análises das associações de moradores e movimentos comunitários que solicitaram câmeras à administração municipal.
Todas as macrorregiões de Vitória serão atendidas com os equipamentos, totalizando 37 bairros que serão monitorados até o final do ano. Veja o gráfico. Jardim Camburi e Praia do Canto são os que mais serão vigiados pelo videomonitoramento nesta primeira etapa, mas outras 25 câmeras estão em fase de aquisição pela Prefeitura e serão distribuídas por outros bairros menos atendidos.
Além disso, somente a região do Centro receberá 40 câmeras do programa "Crack é Possível Vencer", do Governo Federal. Os pontos do programa também já foram definidos e, somando as 42 câmeras já em atuação, a cidade contará com 207 pontos de videomonitoramento.
O posicionamento final dos 100 primeiros pontos e das câmeras do programa "Crack é Possível Vencer" foi decidido pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), que é um colegiado responsável por debater a política municipal preventiva de segurança pública. As decisões são tomadas em consenso, sem hierarquia, e respeitadas as autonomias institucionais dos órgãos que constituem o gabinete.
O gabinete serve ainda como um espaço de troca de informações e articulação estratégica entre a Prefeitura e as diferentes forças de segurança, como Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Polícia Federal, e com as representações do Judiciário, como o Ministério Público.
Marcos Salles
Prefeito João Coser inaugura Central de VideoMonitoramento
Central Integrada de Operações e Monitoramento potencializa as ações de segurança pública
Foto Divulgação
videomonitoramento do carnaval de 2012
Câmeras ajudam demais órgãos de segurança, como polícias Militar e Civil, a prender suspeitos
De acordo com o secretário municipal de Segurança Urbana, Welington da Costa Ribeiro, a quantidade de câmeras para cada bairro e os pontos de instalação foram escolhidos levando-se em consideração os índices de violência aferidos pelo Mapa do Crime, da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).
"A decisão dos locais foi técnica e com base nos dados da Sesp. Foram analisadas ainda as demandas específicas de cada órgão de segurança, como a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e a Polícia Civil. Também ouvimos as comunidades e as suas reivindicações, o que nos levou a uma análise equilibrada e com base na gestão compartilhada da cidade", disse o secretário.
Por questões de segurança, os pontos exatos de instalação das câmeras não serão divulgados. Com os novos equipamentos, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu) pretende trabalhar ainda mais a interação entre o videomonitoramento e a atuação do agentes da nova Guarda 24 Horas, potencializando os trabalhos das forças policiais e os demais serviços do município.

Convênio

O convênio que permitirá a instalação das 100 novas câmeras faz parte do projeto Olho Digital, que integra as ações do programa Estado Presente, uma das prioridades do Governo do Estado, que objetiva enfrentar a violência com ações policiais e de inclusão social. A Sesp fornecerá aos municípios os equipamentos e software de gerenciamento, bem como componentes auxiliares, materiais necessários, serviços de instalação e treinamento de operadores.
Samira Gasparini
câmera de videomonitoramento
Câmeras de videomonitoramento ainda contribuem para monitorar o trânsito na cidade
Marcos Salles
Praça Mário Elias da Silva em Jardim Camburi
Jardim Camburi será um dos bairros contemplados pelas novas câmeras

Nenhum comentário:

Postar um comentário