segunda-feira, 22 de julho de 2013

Obras em encosta do Centro estão 55% concluídas quatro meses após o deslizamento - VITÓRIA


Diego Oliveira Alves
Barão Monjardim
Obras na encosta da rua Barão de Monjardim vão trazer mais segurança a imóveis da região
Completados quatro meses das obras de contenção na rua Barão de Monjardim, no Centro, a Secretaria Municipal de Obras (Semob) concluiu 55% dos trabalhos necessários para estabilizar completamente a encosta.
Foram finalizados oito contrafortes atirantados, restando apenas dois para execução. Também foram executados 70 dos 100 metros de escada hidráulica. Ainda foram finalizadas três abas atirantadas, faltando duas para a conclusão desta etapa. As abas atirantadas estão dispostas em pares para formar cinco platôs e segurar a terra e a vegetação. As obras começaram em abril e serão finalizadas em outubro.
O deslizamento aconteceu por ocasião de uma chuva de 260 milímetros em apenas 24 horas no dia 19 de março, enquanto a média histórica mensal para aquele mês é de 89 milímetros.
A área da Barão de Monjardim estava catalogada no Mapeamento de Risco da cidade como de "risco médio" e deslizou no dia 19 de março sem apresentar qualquer indício de perigo. No dia seguinte ao acidente, o prefeito Luciano Rezende determinou uma revisão completa do mapeamento de risco de Vitória e decretou estado de emergência na capital.
Técnicos da Defesa Civil e geólogos do Projeto Mapenco vistoriaram áreas de risco na cidade e apontaram a necessidade de outras 13 obras emergenciais, pois os laudos apontaram Risco Muito Alto (Nível 4) de acidentes. Outras 10 obras de contenção estão no início do processo licitatório e serão realizadas assim que as licitações forem concluídas. Nesses locais, não há necessidade de obras em caráter emergencial, pois os laudos não apontam risco iminente de acidentes.
Por ocasião do acidente na rua Barão de Monjardim, 16 imóveis foram interditados. Cinco imóveis foram liberados para os moradores voltarem no início de maio. Outros três apartamentos e a casa do médico Marcos Ortiz permanecem interditados até o fim das obras. O restaurante do médico foi completamente destruído pelo deslizamento.

Mapenco

Em caráter permanente, a Prefeitura de Vitória trabalha na prevenção de deslizamentos na capital. A Secretaria de Obras realiza o Mapeamento das Áreas de Risco das Encostas do município de Vitória. É o Projeto Mapenco, que identifica os pontos da cidade onde há a possibilidade de ocorrência de acidentes, associados a danos ou perdas de vidas humanas, e produz laudos sobre encostas que têm risco de desabamento.
Com o levantamento, a Prefeitura pode tomar decisões mais rápidas, diminuir o risco à vida dos moradores e reduzir os danos materiais e os transtornos sociais e econômicos produzidos pelos acidentes, em vez de apenas realizar ações de recuperação de áreas depois que esses eventos tenham ocorrido.
No entanto, analisar apenas o aspecto geológico não é suficiente para resolver o problema. Por isso, a Prefeitura de Vitória investe na conscientização da população. Parte do projeto é dedicada a reuniões com as comunidades. A meta é mobilizar a população para agir ativamente e evitar que desastres aconteçam.

Lixo

A população pode contribuir para evitar deslizamentos não permitindo o acúmulo de lixo nas encostas. No dia seguinte ao acidente da Barão de Monjardim, a Secretaria Municipal de Serviços retirou das ruas 74 toneladas de lixo. Foram removidos galhos, folhas, areia, materiais de construção, guarda-chuvas e garrafas pet.
Obras iniciadas
1. Rua Barão de Monjardim, no Centro
2. Beco Alto Belo 2, Bairro Conquista
3. Avenida Marechal Mascarenhas de Morais, Bairro Jesus de Nazareth
4. Barão de Mauá, atrás da Faesa, Bairro Jucutuquara
5. Rua Santa Rita de Cássia - Bairro de Lourdes
6. Escadaria Maximiliano Passine, Bairro Alagoano
7. Avenida Vitória,, escadaria Constatino ao lado da elevatória da Cesan, Bairro Gurigica
8. Otílio João Fernandes, Beco 2, Bairro Bonfim
9. Avenida Santo Antônio, escadaria Margarida Gadiole, Bairro Ariovaldo Favalessa
10. Avenida Santo Antônio, escadaria Germano Sodré, Bairro Ariovaldo Favalessa
11. Avenida enente Setúbal ponto 1, Bairro São Benedito
12. Avenida Tenente Setúbal ponto 2, Bairro São Benedito
13. Rua Joaquim Tavares da Silva, Bairro Fradinhos
14. Rua José Martins, Bairro Romão
Obras em licitação
1. Escadaria Ilma de Deus, Bairro Forte de São João
2. Meirielle de Barros, Rua Tenente Setúbal, beco Tenente Setúbal 1, Bairro São Benedito
3. Rua Francisco Rúdio, Bairro Jucutuquara
4. Rua Paulino Muller, Bairro Bento Ferreira
5. Rua Cabo Paraíba, Bairro Consolação
6. Rua 6 - Escadaria Clemiro Quirino Simões, Bairro da Penha
7. Cerina da Rocha – Tenente Setúbal, 409, Bairro São Benedito
8. Escadaria Manoel Eleotério, Bairro Forte São João
9. Rua José Martins, Escadaria Belmiro de Almeida, Bairro Romão
10. Rua José Machado, Escadaria José Marcolano, Bairro Tabuazeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário