quinta-feira, 25 de julho de 2013

Moradores de Resistência aprovam mutirão de limpeza e ação de coleta seletiva


Carlos Antolini
Servidores pintando o meio fio da rua
Trabalhos de manutenção e limpeza em Resistência fizeram parte da ação "Semse no seu bairro"
"É a primeira vez que percebo de forma tão visível o bairro todo limpo. Vi a diferença e acredito na mudança por meio desse começo. Essa ação foi maravilhosa". Esse foi o depoimento de Elza Rezende da Silva, diarista e moradora de Resistência.
Ela se referia ao mutirão "Semse no seu bairro", realizado nesta quarta-feira (24). A ação envolveu 86 garis e quatro equipes da Secretaria Municipal de Serviços (Semse) nas ruas de Resistência, além de um caminhão pipa, uma pá carregadeira, um caminhão baú e cinco basculantes. No total, foram retiradas 50 toneladas de lixo das vias do bairro. "A ação foi muito boa. Limparam muita coisa e tiraram muito entulho", comentou o cobrador e morador Juarez Pereira.
Foram realizados serviços de varrição, capina, raspagem, limpeza de bueiros, pintura de meios-fios, lavagem de ruas e da praça do bairro. Ainda foram distribuídas novas papeleiras no bairro. Ao todo, Resistência ganhou 12 novas lixeiras desse tipo, distribuídas em pontos estratégicos. A equipe de paisagismo também atuou fazendo a poda de várias árvores que haviam sido mapeadas anteriormente.
A equipe da Gerência de Manutenção lavou os brinquedos do playground, trocou a areia do parquinho e reformou os bancos da praça. As paredes da quadra da área de lazer foram pintadas e também foi reparado o alambrado do local.
Além disso, equipes da fiscalização circularam o bairro para orientar os moradores sobre pontos irregulares de lixo e horário e forma correta de descarte do lixo domiciliar. Outra atividade da equipe foi a autuação e multa de imóveis que colocam entulhos nas calçadas.
"Não precisa jogar entulho na calçada. Temos as Estações Bota-Fora na cidade e, aqui em Resistência, há a Unidade de Transbordo. Basta o morador levar o entulho até os locais apropriados que a Prefeitura dá a destinação final aos resíduos", explicou o coordenador de Fiscalização de Limpeza Pública, Chelston Amorim.

Coleta seletiva

Carlos Antolini
Servidores pintando o meio fio da rua
Garis fizeram a pintura de meios-fios durante o mutirão nas ruas de Resistência
A equipe da coleta seletiva também participou com uma ação educativa para orientar os moradores e comerciantes sobre a forma correta de separação do lixo. Outra orientação dada foi a respeito do uso dos ecopostos instalados no bairro.
"Achei ótima a orientação. Eu achei que o equipamento de coleta seletiva era só para depositar papelão, e não é. Vamos trabalhar as orientações junto aos alunos também. Algumas pessoas têm a cultura de que, se não jogar papel no chão, não haverá mais emprego para os garis e precisamos mudar isso. Vamos trabalhar com um projeto lúdico de fundo educativo e mudança de hábitos", afirmou a pedagoga Tania Regina Barbirato Nunes.
"A população precisa entender que pode beneficiar o meio ambiente separando os materiais recicláveis. Os ecopostos são preparados para receber vidro, papel, plástico e metais", afirmou o coordenador de Coleta Seletiva, Admilson de Souza Dias.
Durante as abordagens aos comerciantes e moradores, ficou acordado com a comunidade uma grande reunião, na próxima quarta-feira (31), às 10 horas, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Rita de Cássia, em Resistência. O encontro envolverá lideranças locais, religiosas e gestores públicos da Prefeitura de Vitória para deliberação de locais e ações referentes à coleta seletiva.
"O objetivo da Semse foi proporcionar o bem-estar à população com uma ação conjunta de todas as gerências. Resistência foi o início, mas continuaremos a agir em outros bairros", revelou o secretário municipal de Serviços, Alex Mariano.
Com edição de Matheus Thebaldi
Saiba mais sobre Serviços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário