terça-feira, 23 de julho de 2013

MINISTÉRIO DA SAÚDE AMPLIA FAIXA ETÁRIA DE VACINAÇÃO CONTA A HEPATITE B - COLATINA


23/07/2013 - O Ministério da Saúde anunciou na última semana a ampliação da faixa etária de vacinação conta a hepatite B. A partir de agora, homens e mulheres com até 49 anos podem receber a vacina gratuitamente nos postos de saúde. Até então, a idade limite para vacinação gratuita era até 29 anos. 

A vacina é a medida de prevenção mais segura e eficaz contra a hepatite B. Para receber a dose, basta ir até a unidade de saúde mais próxima de casa portando caderneta de vacinação ou documentos pessoais com foto. A vacina é gratuita. 

Segundo Neusa Busato, coordenadora municipal de imunização, qualquer pessoas que esteja nessa faixa etária pode se vacinar contra a doença. A vacina também é oferecida aos grupos mais expostos à doença, independentemente da faixa etária, como gestantes, manicures, pedicures, podólogos, caminhoneiros, bombeiros, policiais civis, militares, rodoviários, doadores de sangue, profissionais do sexo e coletores de lixo domiciliar e hospitalar. 

Ainda segundo Neusa, “a proteção é garantida após a aplicação de três doses. A segunda dose deve ser aplicada 30 dias após a primeira e a terceira, seis meses após a primeira”, explicou. 

A hepatite é uma doença que pode ter sintomas, como icterícia, febre, mas pode ser também assintomática, podendo levar a cirrose hepática e ao câncer de fígado. É uma doença sexualmente transmissível, mas também pode ser transmitida pelo contato com sangue e por materiais cortantes contaminados, como alicate de unha. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário