quarta-feira, 10 de julho de 2013

Ministério da Cultura esclarece pontos da Lei Rouanet a artistas e empresários - VITÓRIA


Yuri Barichivich
Reunião da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura
Representantes do Ministério da Cultura mostraram aos empresários de que forma podem captar recursos para incentivar projetos a partir da Lei Rouanet
O Espírito Santo pode aumentar o número de projetos com captação de recursos junto à Lei Rouanet. É com esse intuito que aconteceu nesta quarta-feira (10) um encontro entre representantes do Ministério da Cultura (MinC), empresários e contadores, no Palácio Anchieta, no Centro.
Em seguida, houve nova reunião com produtores culturais do Estado na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O evento integra a 211ª reunião da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC), que acontece em Vitória até esta quinta-feira (11).
Estiveram presentes o ouvidor do MinC, Armando Ferreira de Almeida Júnior; o representante do Ministério da Cultura/Representação Espírito Santo e Rio de Janeiro, Marcelo Velloso; o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do MinC, José Nilton Ferreira; o secretário estadual de Cultura, Maurício Silva; o secretário municipal de Cultura de Vitória, Alexandre Lima; a secretária de Cultura e Turismo de Vila Velha, Simone Modolo, além de autoridades, contadores e empresários.
"Esses encontros regionais fazem parte da política de descentralização do MinC, provocando estímulo aos produtores culturais e mostrando as possibilidades de incentivo que os mecanismos do Ministério possuem", disse Marcelo Velloso.
A apresentação da reunião ficou por conta do secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do MinC, José Nilton. "O artista ou produtor cultural deve conhecer bem a lei para poder sensibilizar o empresariado e ter respostas a possíveis questionamentos visando à aprovação de seu projeto". Ele reconhece que é necessário haver uma modificação na Lei Rouanet quanto à classificação dos projetos. "Temos que promover mais equilíbrio e descentralizar a concessão do incentivo".
Yuri Barichivich
Reunião da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura
Secretário Alexandre Lima afirmou que a realização da reunião da CNIC em Vitória é mais um estímulo aos produtores culturais do Estado
O secretário Alexandre Lima afirmou que a realização da reunião da CNIC em Vitória é mais um estímulo aos produtores culturais do Espírito Santo. "Essa aproximação é benéfica, já que poderemos estimular ainda mais as produções capixabas, com qualidade na elaboração dos projetos, fazendo com que nossos artistas consigam captar mais recursos da Lei Rouanet".
O produtor cultural Alvarito Mendes Filho avaliou a reunião como essencial. "É muito importante esclarecer e sensibilizar o empresariado a partir dessa reunião com representantes do Ministério da Cultura. E essa aproximação com os agentes culturais é saudável para toda a cadeia produtiva artística".
Nesta quinta (11), das 9 às 12 horas, será realizada uma visita técnica da comissão a projetos incentivados pela Lei Rouanet e, das 15 às 21 horas, acontecerá reunião plenária com transmissão ao vivo do Hotel Senac pelo site do MinC. A reunião é uma realização do MinC em parceria com a Secult e a Semc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário