sábado, 13 de julho de 2013

Melhorias para a educação pública são debatidas em Conferência Municipal - VITÓRIA


Divulgação Seme
Conferência Municipal de Educação
Prefeito Luciano Rezende, secretária Adriana Sperandio e autoridades debateram propostas para melhorias na educação pública no 1º dia da Conferência
Começou nesta sexta (12) e vai até este sábado (13) a Conferência Municipal de Educação. O evento, que acontece no Centro de Convenções de Vitória, no bairro Santa Lúcia, está reunindo gestores da educação na cidade, professores de instituições de ensino, coordenadores pedagógicos, além de estudantes e pais de alunos, que discutem as propostas do Plano Nacional de Educação (PNE).
O evento está sendo realizado pela Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), com o tema "O Plano Nacional de Educação na Articulação do Sistema Nacional de Educação – participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração".
Na solenidade de abertura, o prefeito Luciano Rezende lembrou que a educação é instrumento capaz de resolver todos os problemas da sociedade. "Promover a igualdade de oportunidades na educação é uma das condições mais importantes para superar a injustiça social e reduzir as disparidades sociais em qualquer país, e uma condição para fortalecer o crescimento econômico", disse.
A palestra de abertura ficou por conta do coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Tojeira Cara. "O foco deve estar no que os investimentos vão proporcionar para a educação em alguns anos. É necessário efetuar mudanças na estrutura da educação, valorizar o professor e melhorar a comunicação com a comunidade", disse o palestrante.
Para a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio, a Conferência Municipal é de extrema importância para a comunidade de Vitória porque "possibilita que estudantes, pais e trabalhadores, tanto da educação básica quanto da educação profissional e superior, possam debater as propostas para a melhoria da educação pública, apresentando indicativos e proposições para a conferência estadual e municipal".

Eixos

As discussões e proposições sobre os rumos da educação estão sendo trabalhadas em sete eixos, cujos moderadores são estudiosos e militantes da educação de várias partes do Brasil. Confira aqui na tabela completa.

Conae

A Conferência Municipal de Educação de Vitória, etapa da Conae/2014, organizada pelo Fórum Municipal de Educação de Vitória, constitui-se num espaço democrático de discussão da educação brasileira, articulando os diferentes setores e segmentos em prol da construção do Sistema Nacional de Educação.
Convocada pela portaria MEC 1.410, de 3 de dezembro de 2012, possui caráter deliberativo e apresentará um conjunto de propostas que subsidiarão a implementação do Plano Nacional de Educação (PNE).
Programação deste sábado (13)
8h – Plenária Final
10h – Lanche
10h20 – Continuidade da Plenária Final
12h – Almoço
13h – Continuidade da Plenária Final
15h30 – Lanche
15h50 – Continuidade da Plenária final
17h – Reuniões Setoriais – Eleição de delegados para a Conferência Estadual de Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário