quinta-feira, 4 de julho de 2013

Limpeza esta semana beneficia canal Guaranhuns - VILA VELHA


Texto: Vanessa Pianca / Foto: Alexandre Alvares

Canal Guaranhauns - Imagem: Canal Guaranhauns
A Secretaria de Serviços Urbanos da Prefeitura de Vila Velha está realizando, desde janeiro, a limpeza permanente de bacias hidrográficas do município. No total são 45 quilômetros de canais abertos que cortam a cidade.  Os canais já estão no seu terceiro ciclo de limpeza. Esta semana está trabalhando no canal Guaranhuns, que corta vários bairros, a exemplo Nova Itaparica, Praia das Gaivotas, Araças, Guaranhuns, entre outros.

O trabalho tem por objetivo retirar matos e plantas aquáticas do leito de córregos e rios das bacias hidrográficas do município. Quando a nova administração entrou em janeiro, encontrou a atividade suspensa há mais de três meses.

A limpeza está sendo executada por uma equipe de funcionários, que utilizam pás, enxadas e rastelos, além de uma roçadeira e um barco. Eles retiram a vegetação que fica dentro do canal e, principalmente, as gigogas, que são plantas aquáticas que sobrevivem em locais que recebem matéria orgânica.

O canal sujo é um dos principais fatores de proliferação de mosquitos, pois os produtos que eliminam as larvas e os insetos não têm efeito quando os córregos estão cheios de mato.  Além disso, sem limpeza, os canais não escoam as águas das chuvas e podem provocar alagamentos.  A limpeza deles é fundamental para diminuir os impactos provocados por fortes temporais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário