quinta-feira, 25 de julho de 2013

Jovens rurais participam de oficinas de música no Festival Internacional de Inverno de Domingos Martins


Vinte e seis jovens de comunidades ruraisalunos de escolas e cursos agrícolasparticipam estasemana das oficinas do XX Festival Internacional de Inverno de Música Erudita e Popular de DomingosMartins. As atividades começaram dia 20 de julho, e vão até o próximo sábado (27), e incluem aulasde bateriamusicalização, piano erudito, piano popular, violão clássicorítmica Dalcroze (sistema deensino musical com passos de dança) e outras.

Esta é uma ação de fortalecimento dos coletivos de jovens rurais promovido pelo  Projeto Valorização da Juventude Rural, que faz parte do Programa ‘Vida no Campo’. Esta oportunidade é fruto da parceria entre a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), por meio do Núcleo Social Rural, com a Coordenação do XX Festival de Inverno e a Prefeitura Municipal deDomingos Martins.

As vagas foram distribuídas entre jovens da Associação Diacônica Luterana (ADL), da Escola Família Agrícola e Movimento de Educação Profissional do Espírito Santo (EFA/Mepes) e da zona rural de Ibitirama.

Um dos jovens é Rafael Pagung, 20 anos, que foi aluno da ADL de Serra Pelada, em Afonso Cláudio, e atualmente é professor de flauta doce e teoria musical na instituição. Esta é a terceira vez que ele participa do Festival de Inverno de Domingos Martins e, na edição deste ano, está na oficina de rítmica Dalcroze.

“Escolhi esta oficina por ter mais prática para aprender o ritmo musical. O que mais tenho gostado é que estamos fazendo vários exercícios rítmicos com movimentos corporais. A vantagem deste método é que ensina o ritmo de uma maneira diferente, despertando mais a atenção dos jovens”, afirmou Pagung.

Todos os participantes do Festival de Inverno estão inseridos nas atividades de fortalecimento dos coletivos de jovens promovidas pelo Projeto Valorização da Juventude Rural da Seag nos municípios de Afonso Cláudio, Mimoso do Sul, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Santa Maria de Jetibá e Ibitirama.


Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação da Seag Léo Júnior (27) 3636-3700 / 9942-9616 leonardo@seag.es.gov.br Mike Figueiredo (27) 3636-3651 / 9704-2843 mike@seag.es.gov.br www.twitter.com/seages www.facebook.com/SeagES

Nenhum comentário:

Postar um comentário