quinta-feira, 11 de julho de 2013

Itapemirim conquista investimentos para o litoral


Nesta quarta-feira (10), representantes do governo municipal de Itapemirim receberam o secretário estadual de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Ênio Bergoli, acompanhado de vários presidentes de cooperativas do estado, para conhecer as propostas de desenvolvimento para a região. Na oportunidade, o prefeito Dr. Luciano de Paiva recebeu do secretário um projeto conceitual para a construção de um moderno terminal pesqueiro, no valor de até R$ 36 milhões.
“Estamos aqui para reafirmar a parceria entre governo e município. As cooperativas são importantes instrumentos de desenvolvimento social e econômico para a região. Vamos trabalhar para que os pescadores de Itapemirim tenham melhores condições de trabalho. Além disso, vamos devolver a eles o que no passado foi tirado ou negado”, disse Ênio Bergoli.
O secretário municipal de Aquicultura e Pesca, José Arthur Marquiole, garantiu que a cidade está se preparando para receber esses investimentos. “Agora estamos no caminho certo: cooperativa, prefeitura e governo do estado trabalhando juntos. Queremos fazer o melhor para nossos pescadores. Esses investimentos, no píer e no terminal pesqueiro vão colocar Itapemirim novamente na vanguarda do setor pesqueiro. Além disso, tenho certeza de que nosso prefeito está empenhado e irá, com muita responsabilidade, recuperar nossa pesca e nossa praia”, afirma.
Para o secretário municipal de Desenvolvimento Estratégico, Josué Batista, essa ajuda veio em boa hora. “Com a construção desse terminal pesqueiro, precisamos pensar, inclusive, na gestão do negócio, que poderá ser realizada por meio de uma PPP (parceria público privada), entre a prefeitura e a cooperativa, que é dos próprios pescadores. Serão os pescadores gerindo em parceira esse moderno terminal pesqueiro”, explica.
Dr. Luciano de Paiva refletiu sobre a responsabilidade de gerenciar os recursos públicos. “Na semana passada, me reuni com o governador Renato Casagrande e terminamos de resolver o problema da orla de Itaipava. A ordem de serviço para o enroncamento e dragagem do píer já foi dada. Nesta semana se inicia o estudo de batimetria (medição da profundidade do leito do mar), que irá determinar o volume de pedras a serem lançadas e a quantidade de areia dragada” ressalta.
Ainda segundo o prefeito, somente com essa obra, será possível concluir a revitalização da orla de Itaipava. “Não adianta gastarmos R$ 2 milhões lá na praia e daqui a seis meses refazer tudo. Isso já foi feito no passado e não resolveu. Muito pelo contrário, todas as intervenções feitas ali não foram bem sucedidas. Por isso estamos fazendo com responsabilidade. Assim que a obra do píer for concluída, vamos recuperar definitivamente a praia de Itaipava, que ficará linda novamente”, completa.
Após a reunião, a comitiva se dirigiu ao matadouro municipal, onde técnicos avaliaram as necessidades de adequação do projeto, que deverá ser concluído até o final do ano.
2 anexos — Baixar todos os anexos   Exibir todas as imagens   Compartilhar todas as imagens  
DSC02865.jpgDSC02865.jpg
3420K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  
DSC02873.jpgDSC02873.jpg
1533K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário