quarta-feira, 3 de julho de 2013

Internos do semiaberto iniciam trabalho de limpeza de vias públicas em Viana

Quarenta internos do sistema prisional estão trabalhando na limpeza pública do município de Viana. O grupo realizará a varrição e a capina das vias e praças da cidade. O trabalho foi iniciado nesta quarta-feira (03) e é resultado de um convênio assinado entre a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e a Prefeitura de Viana.
Os presos que participam da iniciativa cumprem pena em regime semiaberto na Penitenciária Agrícola do Espírito Santo (PAES) e possuem autorização da Justiça para trabalhar fora da unidade. Dessa forma, o interno deixará a unidade prisional pela manhã e retornará no final do dia.

De acordo com o secretário de Estado da Justiça, Sérgio Alves Pereira, a Sejus pretende firmar convênios semelhantes com outras prefeituras do Estado, para que internos do sistema penal trabalhem na limpeza de vias e praças públicas. “A intenção é ampliar as parcerias, firmando convênios também com as cidades de Colatina e Vitória”, adiantou.

Todos os 40 internos passaram por rigorosa avaliação e só foram selecionados aqueles que cumpriram requisitos exigidos pela Sejus como ter escolarização (se já concluiu os estudos ou estuda na escola da unidade), ter trabalhado voluntariamente em atividades de apoio à unidade, ter demonstrado interesse pelo trabalho, ter conduta carcerária e qualificação exigida para a função.

Os internos que atuarão na limpeza pública do município de Viana receberão uma remuneração de um salário mínimo. Conforme determinado pelo Programa de Pagamento ao Trabalhador Preso, uma parte do salário vai diretamente para uma conta pecúlio em nome do interno, outra parte vai para família e a terceira, para o preso. O dinheiro da conta pecúlio só pode ser retirado quando a pessoa é beneficiada com a liberdade.

Além do salário, os internos serão beneficiados com a remição da pena, assegurado por lei. Dessa forma, três dias de trabalho, significarão um dia a menos de cumprimento de pena.

Trabalho

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) realiza o trabalho de ressocialização pautado no tripé trabalho, qualificação profissional e educação. O objetivo é ampliar o nível de escolaridade dos internos, qualificá-los profissionalmente e inseri-los no mercado de trabalho ainda durante o cumprimento da pena e encaminhá-los a uma vaga de trabalho assim que deixarem o sistema prisional.

Hoje, 1.998 internos trabalham em atividades dentro e fora das unidades. As oportunidades são ofertadas por 228 empresas conveniadas à Sejus. Entre os trabalhos desenvolvidos destaca-se a produção de estofados, confecção de blocos de concreto, plantação de mudas de eucalipto, construção civil, serviços gerais, além de finalização e acabamento de confecção.



Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação – Sejus Rosana Figueiredo (27) 8802-4713 - (27) 3636-5732 imprensa@sejus.es.gov.br rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br Twitter: @SejusES

Nenhum comentário:

Postar um comentário