quarta-feira, 3 de julho de 2013

Infraestrutura e Logística abre a semana de debates temáticos do Plano ES 2030


Especialistas, pesquisadores do setor de logística do Estado e empresários ligados ao segmento de mobilidade urbana estiveramreunidos nesta segunda-feira (01), na Fucape, para discutir “Infraestrutura e Logística” no Espírito Santo.

O seminário temático foi conduzido pelo colaborador do plano ES 2030 e subsecretário de Logística de Transportes da Secretaria deTransportes e Obras Públicas (Setop), Valdir Uliana, e contou com representantes de orgãos do Governo Estadual e Federal da área detransporte, infraestrutura e logística; da Aderes, Ceturb, Codesa, Alfândega da Receita Federal, Arsi e de entidades representativas dasempresas de transportes rodoviários e do modal portuário. Ainda estavam presentes membros do Espírito Santo em Ação e técnicos doInstituto Jones dos Santos Neves.

Após a explanação principal foi realizado um debate intenso em três grupos  de trabalho e as contribuições finais giraram em torno deuma plataforma de infraestrutura que viabilize a logística do Espírito Santo integrando transporte e distribuição que, concilia em umazona delimitada, um conjunto de instalações e equipamentos onde se desenvolvem, e ainda vão ser devolvidas, diferentes atividadesrelacionadas diretamente ao transporte, à logística e à distribuição de mercadorias e demais atividades complementares.

O facilitador demonstrou que o ES é um estado acessível pelos quatro modais: aeroportuário, rodoviário, portuário e ferroviário.

No Espírito Santo, o modal rodoviária tem oito eixos formados por rodovias estaduais e quatro eixos formados por rodovias federais. OEstado é cortado pelas duas principais Rodovias Federais do país - 101 e 262 - e possui, ainda quase 2 mil Km de rodovias estaduaisque  deverão receber investimentos para serem interligadas às BRs, especialmente para viabilizar o escoamento da produção dasmicrorregiões.

Ficou evidenciado entre os participantes a necessidade de integração das estradas estaduais às federais para atendimento dos grandesprojetos como, por exemplo, o Porto de Águas Profundas, além da integração às BR’s 262 e 101, por meio de um ContornoMetropolitano que passe por Vila Velha até ao Mestre Álvaro e posteriormente indo até Barra do Riacho.

No setor portuário, vocação natural do Espírito Santo, foram explanados os projetos em execução e os ainda fase de projetos quejuntos aos portos já em operação no Estado vão trazer um avanço no desenvolvimento dos segmentos deste modal, a partir dainstalação dos grandes projetos empreendimentos nos próximos 17 anos, que trarão agregação de valor a outras áreas na RegiãoMetropolitana e, também, a outros centros urbanos no Estado.

No setor aeroportuário estão previstos investimentos de 210 milhões aplicados em infraestrutura e serviços e instalação de aeroportosregionais em quatro municípios: São Mateus, Linhares, Colatina e Cachoeiro.

No modal ferroviário estão previstos 11 ferrovias para o Brasil, com duas destas de interesse do Espírito Santo, a EF118 ligação de VilaVelha ao Rio de Janeiro (com solicitação do ES para sua extensão até Linhares e ramais para os portos) e a EF354 que ligará o norte do Rio à ferrovia Norte-Sul em Goiás, com extensão até Lucas do Rio Verde em Mato Grosso. Essas duas ferrovias são de importância vitalpara o escoamento de grandes produções do agronegócio do cerrado e produção mineral da hinterlândia do nosso Estado, além defomentar diversos setores da economia capixaba. Com essas ferrovias o ES se interliga às demais ferrovias existentes ou previstas paraoutros estados do país.

O objetivo principal em desenvolver o setor logístico do Estado é ligar grandes regiões agrícolas e minerais às portas do Atlântico e aoPacífico, até o Peru.

Para o subsecretário Valdir Uliana, da Setop, somente por meio de um planejamento a longo prazo envolvendo os governantes e asociedade civil é que vai se chegar a uma Plano de Desenvolvimento para o Estado.

“Esse projeto é de Estado, da sociedade e não somente do Governo. A sociedade se torna cobradora e ajuda a decidir o que fazer.Ouvir as necessidades de vários segmentos deste setor é muito importante para que possamos ter um planejamento de longo prazoque contemple a demandas e necessidades no âmbito do processo de investimento que esta sendo pensando para o Espírito Santo epara o Brasil.  Queremos continuar a ser um Estado provedor de logística, agregando valor aos produtos que por aqui transitam,mudando o foco de “estado de passagem”, afirmou Valdir Uliana.

O Projeto ES 2030 é um planejamento de longo prazo para o Espírito Santo com o objetivo de definir prioridades, traçar estratégias emetas, bem como apontar caminhos a serem percorridos por toda a coletividade. Esse projeto é fruto de uma parceria entre o Governodo Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP) e do Instituto Jones dos Santos Neves; doFórum das Entidades e Federações (FEF) e do Espírito Santo em Ação; da Petrobras e da sociedade civil organizada, organizada, com oapoio técnico da DVF Consultoria.

Participe

Por meio do endereço www.es2030.com.br/participe qualquer pessoa pode contribuir enviando sugestões, ideias, críticas e documentosque possam auxiliar na formulação do Plano. O site também permite acompanhar a agenda de trabalho do projeto, bem como aatualização de notícia


Assessoria de Comunicação do IJSN Larissa Linhalis (27) 3636-8066 / 9887-8488 comunicacao@ijsn.es.gov.br Texto: Suzana Tatagiba


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