Especialistas, pesquisadores do setor de logística do Estado e empresários ligados ao segmento de mobilidade urbana estiveramreunidos nesta segunda-feira (01), na Fucape, para discutir “Infraestrutura e Logística” no Espírito Santo.
O seminário temático foi conduzido pelo colaborador do plano ES 2030
e subsecretário de Logística de Transportes da Secretaria deTransportes e Obras Públicas (Setop), Valdir Uliana,
e contou com representantes de orgãos do Governo Estadual e
Federal da área detransporte, infraestrutura e logística; da Aderes, Ceturb, Codesa, Alfândega da Receita Federal, Arsi e
de entidades representativas dasempresas de transportes rodoviários e
do modal portuário. Ainda estavam presentes membros do Espírito Santo
em Ação e técnicos doInstituto Jones dos Santos Neves.
Após a explanação principal foi realizado um
debate intenso em três grupos de trabalho e
as contribuições finais giraram em torno deuma plataforma de infraestrutura que viabilize a logística do Espírito Santo integrando transporte e distribuição que, concilia em umazona delimitada,
um conjunto de instalações e equipamentos onde se desenvolvem,
e ainda vão ser devolvidas, diferentes atividadesrelacionadas diretamente ao transporte, à logística e à distribuição de mercadorias e demais atividades complementares.
O facilitador demonstrou que o ES é um estado acessível pelos quatro modais: aeroportuário, rodoviário, portuário e ferroviário.
No Espírito Santo, o modal rodoviária tem oito eixos formados por rodovias estaduais e quatro eixos formados por rodovias federais.
OEstado é cortado pelas duas principais Rodovias Federais do país -
101 e 262 - e possui, ainda quase 2 mil Km de rodovias estaduaisque deverão receber investimentos para serem interligadas às BRs, especialmente para viabilizar o escoamento da produção dasmicrorregiões.
Ficou evidenciado entre os participantes a necessidade de integração das estradas estaduais às federais para atendimento dos grandesprojetos como, por exemplo,
o Porto de Águas Profundas, além da integração às BR’s
262 e 101, por meio de um ContornoMetropolitano que passe por Vila Velha até ao Mestre Álvaro e posteriormente indo até Barra do Riacho.
No setor portuário, vocação natural
do Espírito Santo, foram explanados os projetos em execução e os ainda fase de projetos quejuntos aos portos já em operação no Estado vão trazer um avanço no desenvolvimento dos segmentos deste modal,
a partir dainstalação dos grandes projetos empreendimentos nos próximos 17 anos, que trarão agregação de
valor a outras áreas na RegiãoMetropolitana e, também,
a outros centros urbanos no Estado.
No setor aeroportuário estão previstos investimentos de
210 milhões aplicados em infraestrutura e serviços e instalação de aeroportosregionais em quatro municípios: São Mateus, Linhares, Colatina e Cachoeiro.
No modal ferroviário estão previstos 11 ferrovias para o Brasil,
com duas destas de interesse do Espírito Santo,
a EF118 ligação de VilaVelha ao Rio de Janeiro (com solicitação do ES para sua extensão até Linhares e ramais para os portos)
e a EF354 que ligará o norte do Rio à ferrovia Norte-Sul em Goiás,
com extensão até Lucas do Rio Verde em Mato Grosso. Essas duas ferrovias são de importância vitalpara o escoamento de grandes produções do agronegócio do cerrado e produção mineral da hinterlândia do nosso Estado, além defomentar diversos setores da economia capixaba.
Com essas ferrovias o ES se interliga às demais ferrovias existentes ou previstas paraoutros estados do país.
O objetivo principal em desenvolver o setor logístico do Estado é ligar grandes regiões agrícolas e minerais às portas do Atlântico e aoPacífico, até o
Peru.
Para o subsecretário Valdir Uliana, da Setop, somente por meio de
um planejamento a longo prazo envolvendo os governantes e
asociedade civil é que vai se chegar a uma Plano
de Desenvolvimento para o Estado.
“Esse projeto é de Estado, da sociedade e não somente do Governo.
A sociedade se torna cobradora e ajuda a decidir o que fazer.Ouvir as necessidades de vários segmentos deste setor é muito importante para que possamos ter um planejamento de longo prazoque contemple a demandas e necessidades no âmbito do processo de investimento que esta sendo pensando para o Espírito Santo
epara o Brasil. Queremos continuar a ser um Estado provedor de logística, agregando valor aos produtos que por aqui transitam,mudando o foco de “estado de passagem”, afirmou Valdir Uliana.
O Projeto ES 2030 é um planejamento de longo prazo para o Espírito Santo
com o objetivo de definir prioridades, traçar estratégias emetas, bem como apontar caminhos a serem percorridos por toda a coletividade. Esse projeto é fruto de uma parceria entre o Governodo Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP)
e do Instituto Jones dos Santos Neves; doFórum das Entidades e Federações (FEF)
e do Espírito Santo em Ação; da Petrobras e da sociedade civil organizada, organizada,
com oapoio técnico da DVF Consultoria.
Participe
Por meio do endereço www.es2030.com.br/participe qualquer pessoa pode contribuir enviando sugestões, ideias, críticas e documentosque possam auxiliar na formulação do
Plano. O site também permite acompanhar a agenda de trabalho do projeto, bem como aatualização de notícia
Assessoria de Comunicação
do IJSN Larissa Linhalis (27) 3636-8066 / 9887-8488 comunicacao@ijsn.es.gov.br
Texto: Suzana Tatagiba
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