quarta-feira, 3 de julho de 2013

Incaper participa da VIII Festa do Carro de Boi em Afonso Cláudio


03/07/2013 - 16h29min

Divulgação
A Festa do Carro de Boi já virou tradição em Afonso Cláudio.
O som típico dos carros de boi vai invadir Afondo Cláudio. É a VIII Festa do Carro de Boi, realizada entre os dias 04 e 07 de julho. E o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) participa deste evento que já virou tradição.

Nesta quinta-feira (04), será iniciado um torneio leiteiro organizado pelo Incaper em parceria com a Prefeitura Municipal de Afonso Cláudio. A ordenha das vacas segue durante todos os dias da festa. A premiação é de R$ 3mil, distribuídos nas categorias 20 quilos, 30 quilos e livre.

“Além de resgatar a tradição do carro de boi, esta festa é muito importante para incentivar o aumento da produtividade por meio do melhoramento genético do rebanho. Em três anos, Afonso Cláudio pasou de 3 milhões para 6 milhões de litros de leite por ano”, destacou Anderson Pagotto, chefe do escritório local de desenvolvimento rural do Incaper em Afonso Cláudio.

A estimativa é de que um público de 40 mil pessoas passe por Afonso Cláudio durante os dias de festa. A programação está bastante diversificada, com desfile de rainha da festa, rodeio, prova de tambores, orquestra de viola, vôo livre e, é claro, o tradicional desfile de carros de boi pelas ruas da cidade.

Carro de boi
O carro de boi é um dos ícones das cidades do interior. A estrutura de madeira puxada por uma junta de animais era um importante meio de transporte, utilizado principalmente para levar a produção agrícola. Cantando pelas estradas de chão um canto típico do trabalho difícil e moroso, parecido com um lamento de angústia, o carro de boi acabou sendo substituído por veículos mais modernos. Mas não perdeu o charme.

Serviço:
VIII Festa do Carro de Boi
Data: de 04 a 07 de julho
Local: Parque de Exposições do Empoçado. Afonso Cláudio, ES

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre -luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Carla Einsfeld – assessoria.imprensa@incaper.es.gov.br
Texto: Juliana Esteves
Tel.: 3636-9865/3636-9868/8849-6999
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário