terça-feira, 23 de julho de 2013

Incaper orienta agricultores a reduzir moscas de estábulo em Iconha


23/07/2013 - 10h40min

Incaper

Está na missão do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) a promoção de soluções tecnológicas e sociais por meio de ações integradas de pesquisa, assistência técnica e extensão rural, visando ao desenvolvimento do Espírito Santo. Uma atividade realizada por meio do escritório do Incaper em Iconha pode exemplificar essa definição. A fim de reduzir os problemas com a mosca de estábulo (Stomoxys calcitrans), que tem atingido o gado no município, foi promovida uma excursão técnica à Fazenda Experimental Mendes da Fonseca, em Domingos Martins, na última quinta-feira (18).

No local, os produtores aprenderam que a compostagem da matéria orgânica é uma alternativa viável para minimizar a situação, já que a temperatura elevada do composto inviabiliza a reprodução do inseto e se adequa ao termo de ajuste de conduta vigente no município. A dificuldade dos produtores é a elevada mão de obra necessária para realizar a compostagem e na Fazenda eles conheceram a máquina de reviramento de composto da Unidade de Agroecologia do Incaper.

Segundo o agente de Extensão em Desenvolvimento Rural do escritório do Incaper em Iconha, Marcelo Sidney Miranda, a visita teve como objetivo apresentar a tecnologia aos produtores. “A ideia foi além de apresentar, é sensibilizar os presentes a adotarem a compostagem como prática visando a diminuir os transtornos causados pelas moscas”, afirmou.

A excursão, que contou com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura do município e a Coopertativa de Agricultores Familiares Sul Litorânia do Estado do Espírito Santo (Cafsul), também teve a participação de produtores que trabalham com agricultura orgânica e com agroecologia interessados na tecnologia.


Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre -luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Carla Einsfeld – assessoria.imprensa@incaper.es.gov.br
Texto: Carla Einsfeld
Tel.: 3636-9866/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário