sexta-feira, 19 de julho de 2013

Igualdade Racial será discutida em Conferência - SERRA


Haverá eleição dos delegados que vão participar da Conferência estadual
Zelita Viana
A Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da Serra está promovendo a 1ª Conferência Municipal de Igualdade Racial – I COMPIR, que acontece no dia 26 e 27 de julho, no Cras de Laranjeiras. O tema a ser debatido é “Democracia e Desenvolvimento sem Racismo: por um Brasil Afirmativo”. Os trabalhos começam às 18 horas, com o credenciamento. Além das palestras, haverá eleições de delegados para a Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial. 
DivulgaçãoO Estatuto da Igualdade Racial foi lançado em 2010 pelo Governo Federal
A conferência está pautada na discussão de quatro eixos: estratégias para o desenvolvimento e o enfrentamento ao racismo; políticas de Igualdade Racial no Brasil: avanços e desafios; arranjos institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas de igualdade racial e o quarto, participação política e controle social: igualdade racial nos espaços de decisão; mecanismos de participação da sociedade civil no monitoramento das políticas de Igualdade Racial.
Hileia Araujo de Castro, autora dos livros “Caboclo Bernardo na História do Espírito Santo: Superação do Mito” e “Luiz Gama e André Rebouças: Negros Livres no Brasil Imperial”, vai falar sobre as Políticas de Igualdade Racial no Brasil: avanços e desafios. Ela é mestre em História Social e membro do CONEBRO, além de assessora da Coordenação dos Estudos Étnico Racial da Secretaria de Educação da Serra. 
Hileia reconhece avanços da sociedade em relação à questão, como a lei 1063/2003, que estabeleceu a obrigatoriedade da inclusão da temática História e Cultura Afro-brasileira e, depois, a extensão para as culturas indígenas, ciganas e outras minorias; o Estatuto da Igualdade Racial de 2010, a criação da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) e, nos municípios, a criação de setores que cuidam especificamente da questão étnico-racial.  O desafio, para ela, é a lei se transformar em uma prática rotineira.
“O racismo é subliminar, está na nossa cultura, no comportamento do brasileiro, e que abrange todos os setores. Assistimos a cenas de racismo nas escolas, cotidianamente. Existe o racismo institucional, de deixar pra depois, de não dar importância, de não achar nenhum valor na cultura das minorias. Estes fatores emperram a implementação das leis e dos estatutos. Sempre tem coisas mais importantes para se fazer do que resolver questões ligadas a estas questão.”
A Conferência de Igualdade Racial é uma realização do Departamento de Promoção da Igualdade Racial e Conselho Municipal do Negro.
Programação da I Conferência Municipal de Igualdade Racial – I COMPIR

Tema: “Democracia e Desenvolvimento sem Racismo: por um Brasil Afirmativo”.
Local: Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Laranjeiras

  • 26 de julho de 2013- Sexta

18h - Credenciamento
Coffee Break
19h - Apresentação Cultural
19h30 - Abertura Oficial (Composição da Mesa)
19h45 - Palestra da Conferência com Exposição dos Eixos – Vanda de Souza Vieira - Assessora Parlamentar, Militante do Movimento Negro Unificado – MNU, e Graduando em Filosofia – UFES e Gilberto Batista Campos- Coordenador Nacional do Circulo Palmarino e Historiador.

20h15 - Leitura do Regimento Interno e aprovação – Rosilene Bellon – Cientista Social da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania.

21h  - Encerramento

  • 27 de julho de 2013 – Sábado
8 h Café da Manhã
9 h Painéis
Eixo I - Estratégias para o desenvolvimento e o enfrentamento ao racismo; - Janice Gusmão F. Andrade – Assistente Social, Doutoranda em Serviço Social pela PUC/SP, Mestre em Serviço Social pela PUC/ SP, Especialista em Políticas Públicas, Membro do CONEGRO.

Eixo II- Políticas de Igualdade Racial no Brasil: avanços e desafios - Hileia Araújo de Castro – Mestre em História Social na USP, Membro do CONEBRO, Autora dos Livros, Caboclo Bernardo na História do Espírito Santo: Superação do Mito e Luiz Gama e André Rebouças Negros Livres no Brasil Imperial e Assessora da Coordenação dos Estudos Étnico Racial – SEDU/SERRA.

Eixo III - Arranjos institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas de igualdade racial; - Vanda de Souza Vieira - Assessora Parlamentar, Militante do Movimento Negro Unificado – MNU e Graduando em Filosofia – UFES.

Eixo IV - Participação política e controle social: igualdade racial nos espaços de decisão; mecanismos de participação da sociedade civil no monitoramento das políticas de Igualdade Racial. – Rafael Nascimento Miranda – Integrante do Grupo Afro Kizile, Vice Presidente do Centro de Defesa de Direitos Humanos e Graduando em Ciências Sociais.

12h - Almoço
13h - Plenária Final –  Aprovação das Propostas
15h - Moções
15h30 - Eleições de Delegados para Conferencia Estadual de Promoção da Igualdade Racial.
17h - Encerramento
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário