segunda-feira, 22 de julho de 2013

Homem é preso por agentes da nova Guarda 24 Horas com réplica de pistola - VITÓRIA

Yuri Barichivich

Guarda Civil Municipal prende homem com réplica de pistola
Réplica de pistola foi apreendida no Centro por agentes da Guarda
Yuri Barichivich
Guarda Civil Municipal prende homem com réplica de pistola
Viatura da Guarda Municipal levou o homem para o DPJ de Vitória
Agentes da nova Guarda 24 Horas de Vitória detiveram um homem, aparentemente em situação de rua, com uma réplica de pistola dentro da mochila no Centro, nesta segunda-feira (22). Os guardas municipais foram acionados por meio de uma denúncia encaminhada ao Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes) informando que um morador de rua portava uma arma de fogo no bairro. O homem e a arma falsa foram levados para o Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Vitória.
Após realizarem buscas no bairro, os agentes encontraram o suspeito e revistaram a mochila, que continha a réplica, uma pistola de chumbinho idêntica a uma arma verdadeira. O homem não apresentou resistência à abordagem, mas, ao saber que seria conduzido ao DPJ, começou a dar chutes e pontapés dentro da viatura. Para contê-lo, foi necessária a utilização do spray de pimenta, que na versão utilizada pela Guarda Civil Municipal é de espuma, capaz de atingir apenas o indivíduo alvo, não sendo utilizado para contenção de multidões.
O spray de pimenta é utilizado pela Guarda desde fevereiro de 2011 e seu uso atende as orientações do Ministério da Justiça, mais especificamente a portaria Nº 4226/2010, que recomenda que os agentes públicos de segurança usem, no mínimo, duas armas não letais em serviço, dentro do princípio de uso progressivo da força, sendo a arma de fogo a última alternativa.
Matéria relacionada

Nenhum comentário:

Postar um comentário