quarta-feira, 24 de julho de 2013

FILHO DE VIRGINIA TAMANINI E MEMBROS DA SECULT VISITAM ITAPINA E REALIZAM SEMINÁRIO SOBRE MUSEU- COLATINA



24/07/2013 - O dia de ontem (23), foi movimentado para os moradores de Itapina, é que o pacato distrito recebeu a visita do escritor Fernando Tamanini, filho de Virgínia Tamanini, escritora e artista que será homenageada com a construção de um museu histórico no local.
Acompanhando Tamanini estavam a museóloga Paula Nunes Costa, a arquiteta Fabiana Caniçari Braga, e o gerente de patrimônio e memória Jeferson, Gonçalves, todos membros da Secretária Estadual de Cultura (Secult).
A reunião realizada às 18 horas na escola municipal Maria Ortiz foi conduzida pela museóloga que conversou com a população sobre a importância da captação do material para o museu. O trabalho de catalogação será realizado pelos alunos. “Os moradores estarão separando em suas casas, tudo o que acharem que deva fazer parte do museu e que diz respeito a história de Itapina, posteriormente os alunos estarão indo até essas residencias, catalogando e fotografando  para ser definido o que irá para o museu”, explica Paula.
Durante a reunião foi distribuída uma ficha para cada morador catalogar suas peças, após essa etapa, os alunos participarão de oficinas para aprenderem a trabalhar com o material.
A agenda do dia teve continuidade na Faculdade Castelo Branco, onde foi realizado um seminário para alunos e professores dos cursos de História, Geografia, Letras e Pedagogia.
O seminário teve início com a apresentação da arquiteta Fabiana Caniçari Braga, responsável pela reforma do casarão, que explicou sobre o tombamento de Itapina, os benefícios para a população e o que pode ser feito a partir de agora com os casarios tombados.
Para fechar com chave de ouro, Tamanini que tem 90 anos, e estava acompanhado da esposa Miltes Tamanini, dispensou o uso do microfone, e reuniu em torno de si, aproximadamente 110 pessoas que se emocionaram com os poemas sobre a vida e morte da mãe,Virgínia. Aguçando a curiosidade de todos para conhecerem um pouco mais sobre a escritora que viveu em Itapina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário