terça-feira, 2 de julho de 2013

Fapes lança edital de apoio a estágio técnico-científico


Uma das ações previstas no Planejamento Estratégico do Governo do Estado é o aumento da inserção e a busca de cooperação entre os Grupos de Pesquisa das instituições de ensino e/ou pesquisa do Espírito Santo, tanto no contexto nacional quanto internacional. Objetivando contribuir com essa ação, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) lançou um edital que visa selecionar propostas para a realização de estágio técnico-científico em laboratórios ou centros de pesquisa, desenvolvimento ou inovação (P,D&I), no Brasil ou no exterior.

Os estágios deverão ser realizados entre 01 de novembro de 2013 e 31 de dezembro de 2014, de modo a permitir o aprimoramento e desenvolvimento de técnicas ou a aquisição de conhecimentos específicos vinculados a projeto de P,D&I desenvolvido em instituições localizadas no Espírito Santo.

Joilton Tavares Cunha, mestre em Biologia Vegetal pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), que trabalha com qualidade pós-colheita de frutos, fala sobre a importância que o estágio técnico-científico realizado em 2012 teve em sua carreira. “Além do amadurecimento do olhar e pensar científicos que o convívio com esses profissionais permitiu, acabei por divulgar meu trabalho em outro ambiente, me expondo a diferentes análises, sob várias perspectivas. Dessa rede de contatos surgiram novas ideias e oportunidades, como o convite para fazer o Doutorado no Departamento de Alimentos e Nutrição Experimental (FBA) da Universidade de São Paulo (USP). Produzir ciência em quantidade e qualidade na melhor universidade da América Latina é uma oportunidade única que não teria acontecido sem o fomento da Fapes”, afirma.

Poderão submeter propostas para estágio técnico-científico alunos regulares de curso de pós-graduação; pesquisadores com título de mestre ou doutor, com vínculo em instituição de ensino, pesquisa, desenvolvimento ou inovação; e servidor público de nível superior, também com vínculo empregatício em instituição de ensino, pesquisa, desenvolvimento ou inovação no Espírito Santo.

O estágio técnico-científico deverá ter duração mínima de 15 dias e máxima de 90 dias, ininterruptos, e poderá ser realizado tanto no Brasil quanto no exterior.

Serão disponibilizados pela Fapes R$ 330.000,00 para apoio aos projetos submetidos no presente Edital.

O cronograma completo e demais informações estão disponíveis no edital 02/2013, no site da Fapes: www.fapes.es.gov.br.



Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação – FAPES Mariana de Araujo Santanna Tel.: (27) 8849 – 8535 / 3636 - 1853 comunicacao@fapes.es.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário