sexta-feira, 12 de julho de 2013

Encontro estadual de pessoas vivendo com HIV/AIDS no sábado - VILA VELLHA

Texto: Karoline Moreira / Foto: Semcom

Cemas Mais Saúde - Imagem: Comunicação PMVV
Neste sábado (13), das 8h às 17h, o auditório da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Vila Velha sediará o encontro da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS (RNP+). Esse é o único movimento com esse tema apoiado pelo Ministério da Saúde. O grupo promove encontros municipais, estaduais e também nacionais.

“A RNP+ é um encontro para as pessoas vivendo com HIV/AIDS e foi criada para proporcionar a essas pessoas a chance de se encontrar, tomar atitudes frente à sua condição sorológica, combater o isolamento e a inércia, promover a troca de informações e experiências e melhorar à sua qualidade de vida”, disse a representante da Rede RNP+ aqui no Estado, Simone. 

Durante o encontro são realizadas palestras, troca de experiências e também são explanados os direitos e deveres dessas pessoas. “Trabalhamos a dignidade das pessoas soropositivas. Muitos não sabem, mas eles têm ressalvas nos direitos trabalhistas, reprodutivos, entre tantos outros, e como cidadãos devem lutar pelos seus direitos e cumprir com os seus deveres”, disse.

“É importante que todas as pessoas que vivem com doença participem desse encontro. Ao aderirem ao movimento, ganhamos mais força e juntos lutamos contra o preconceito, a favor e na concessão de mais direitos, mas para isso precisamos fortalecer o movimento”, completou.

Vila Velha - A Secretaria de Saúde de Vila Velha possui o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e o Serviço de Atendimento Especializado em DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais Adulto e Pediátrico. Ambos são realizados na Rua Castelo Branco, 1.803, Centro de Vila Velha, na sede da Secretaria de Saúde de Vila Velha (SEMSA), das 7h às 18h. O telefone para contato é o 3139-9151.

O que é a RNP+?

A RNP+ Brasil (Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids) surgiu em 1995, tendo como modelo a GNP+ (Global Network People Living with HIV/Aids).
Sua atuação é a de proporcionar aos portadores do vírus HIV/Aids a oportunidade de se tornarem os principais protagonistas da história de luta contra a Aids no país, conhecendo seus direitos e deveres enquanto cidadãos e também os mecanismos de políticas públicas de saúde.

Programação do Evento:

08h – Credenciamento/ Coofe Breake

8h30 – Mesa de Abertura
Representante Regional RNP+ Brasil
Representante Estadual RNP+ ES
Representante do Fórum  de ONG AIDS/ES
Representante da Coordenação Estadual de DST/AIDS-ES
Representantes das Coordenações Municipais DSTs/AIDS
Representante da Rede De Jovens Vivendo (RNJVHAS)

9h30 –  Pois, nem só de medicação vivem as PVHA’s
Avanços e Retrocessos na Política de Assistência para PVHA                                            
Jair Brandão - RNP+ BRASIL

11h –  Direitos Conquistados pelas PVHA’s
Cristiane D’Andrea Ceccatto
Advogada do Centro de Apoio aos Cidadãos - CAC

12h30 – Almoço (Não será fornecido)

14h30 – Preconceito e Auto Preconceito como superá-los?
Professora /Psicóloga - Maria Amélia Lobato Portugal

Local: Auditório da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Vila Velha
Endereço: Rua Castelo Branco, 1803, Centro de Vila Velha (antiga sede da Faculdade Metodista).

Nenhum comentário:

Postar um comentário