quinta-feira, 25 de julho de 2013

Educação Especial de Vitória é bem avaliada por coordenadora do MEC


Divulgação Seme
Curso MEC
Rosana Cipriano disse que as ações desenvolvidas pela Seme na área da educação especial têm dado resultados significativos
A coordenadora geral da Política Pedagógica da Educação Especial do Ministério da Educação (MEC), Rosana Cipriano, reuniu-se nesta quarta-feira (24) com servidores, professores e diretores da rede pública municipal de ensino e destacou Vitória como uma cidade de realidade de educação especial muito favorável e positiva.
A boa avaliação aconteceu após ela conhecer mais de perto as ações da Secretaria Municipal de Educação (Seme) que objetivam fortalecer o direito de aprender e garantir a inclusão de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou que sejam superdotados.
"O país é muito diverso, cada estado vive hoje realidades distintas a respeito da educação do estudante. Mas o grande destaque que coleto do trabalho dessa secretaria é o entendimento do direito à educação de todos os estudantes e o olhar de ações inclusivas para o aluno com deficiência", disse.
A coordenadora do MEC esteve na Seme assessorando a Coordenação de Formação e Acompanhamento à Educação Especial da pasta e fez uma exposição da Política Nacional de Educação Especial em uma perspectiva inclusiva. Na ocasião, destacou também a gestão compartilhada realizada pela Seme junto aos segmentos envolvidos com a educação especial.
Carlos Antolini
Dois alunos montando linguagem de libras em papel
Política de educação especial de Vitória busca a inclusão do aluno com deficiência
"Professores, pedagogos, diretores e gestores. No momento em que se abre espaço para que todos participem e façam essa interlocução, é dado um passo gigantesco rumo à organização estruturalmente necessária ao processo. Eu fico feliz de assistir isso, de ver que é uma secretaria atenta à garantia do direito de estudar do aluno e à qualidade do que faz, do que realiza", ponderou Rosana.
Rosana recomendou a continuidade das ações que têm sido implementadas pela Seme e "que positivamente têm resultado em bons trabalhos, como o envolvimento de todos os atores num espaço de diálogo e reflexão com o objetivo de apresentação de novas proposições. Isso certamente contribuirá para que a secretaria desenvolva medidas e elabore documentos e referenciais para conferir ainda mais clareza ao processo de educação do estudante com deficiência", sugeriu.
Ela lembrou que, antes da implementação da Política Nacional de Educação Especial, o aluno padeceu bastante. "Foi desconsiderado. Agora é hora de o professor ter um olhar sobre o estudante enquanto pessoa global e que a deficiência não seja mais o foco da nossa atenção".

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