quarta-feira, 3 de julho de 2013

DOMINGO É DIA DE FESTIVAL DE CONCERTINA, SANFONA E VIOLA NA FAZENDA DALMÁSIO - VITÓRIA



03/07/2013 - Turistas e apreciadores da concertina não podem perder neste domingo (07), mais uma etapa do 6° Festival de Concertina, Sanfona e Viola, que é promovido pela Secretaria de Cultura de Colatina. Dessa vez, a partir do meio dia é a comunidade Boa Esperança (Fazenda Dalmásio) que recebe o projeto itinerante.

O festival é itinerante e está percorrendo dez comunidades desde o início do ano. O evento está sendo realizado pelo sexto ano consecutivo e tem sido uma oportunidade de agregar as comunidades visitadas, levando famílias e tocadores a desfrutarem de momentos agradáveis.

De acordo com a Secretaria de Cultura, os instrumentos não eram mais tocados e ficavam escondidos em algum ponto da casa. O Festival abriu as portas para o resgate da cultura. Antigamente a maioria dos tocadores tinham mais de 70 anos. Hoje, são os netos e os filhos que aprenderam a tocar a concertina.

Tocar concertina é uma tradição passada de pai para filho, mas que, com o passar dos anos, vem diminuindo seus adeptos em nossa região. O festival é uma forma de incentivo para unir os tocadores, novos e idosos, e estimular a juventude a se interessar em aprender a tocar este importante instrumento musical.

O que é concertina 

A concertina é um instrumento, de origem alemã e veio para o Brasil de barco a vapor no no final do século XIX e inicio do século XX com os imigrantes europeus. A concertina, da família do acordeão, é um instrumento comum nas colônias de imigrantes alemães, pomeranos e italianos do Espírito Santo. São poucos, atualmente, os fabricantes mundiais de concertina.

O Espírito Santo abriga a maior parte dessa cultura e é onde se concentra o maior números tocadores de concertina no mundo.

Programação completa:

7 de julho: Boa Esperança
21 de julho: São Pedro Frio
28 de julho: Córrego da Laje
11 de agosto: Knaak
8 de setembro: Barra de Santa Júlia de Boapaba
29 de setembro: Cascatinha do Pancas
13 de outubro: Bela Aurora
19 de outubro: Grande apresentação final na Praça Sol Poente

Nenhum comentário:

Postar um comentário