terça-feira, 23 de julho de 2013

Diretor-presidente da Fapes visita Centros de Pesquisa e Desenvolvimento do Incaper


22/07/2013 - 09h26min

Incaper

Os pesquisadores do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) receberam a visita do diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), professor doutor Anilton Salles Garcia. O objetivo da visita foi apresentar aos pesquisadores do Incaper nos Centros de Pesquisa e Desenvolvimento Centro Serrano, em Domingos Martins, e Centro Norte, em Linhares, as ações, os editais e as propostas da Fundação para o desenvolvimento da pesquisa no Espírito Santo, além de criar um canal direto de intercâmbio de informações entre as instituições a fim de potencializar o apoio à pesquisa agropecuária.

O pesquisador do Centro Serrano, André Guarçoni, considerou a visita ocorrida no dia 05 de julho muito positiva. “Na ocasião, nós mostramos que o Incaper é um centro de pesquisa científica em agropecuária, que gera conhecimento e transfere tecnologia, ou seja, os resultados das nossas pesquisas sempre chegam ao público-alvo, devido ao trabalho integrado de pesquisa e extensão realizado no Instituto. Por isso, é importante que as nossas iniciativas sejam apoiadas, uma vez que estão alinhadas com o desenvolvimento do Estado do Espírito Santo”, ressaltou André.

Sobre a visita do diretor-presidente ao Centro Norte, na última quinta-feira (18), a pesquisadora Sarah Ola Moreira afirmou que ele foi bastante solícito e esclareceu muitas dúvidas sobre os editais e a estrutura da Fapes. “Ele informou a previsão de editais para o ano de 2013, quando teremos um edital específico para a área de agropecuária e outros dos quais os pesquisadores do Incaper poderão participar. Entre eles está o Edital Universal, pelo qual os pesquisadores que possuem mestrado também poderão apresentar propostas, e o Edital Primeiros Projetos ao Jovem Pesquisador, pelo qual somente os pesquisadores com menos de 10 anos de conclusão do doutorado poderão concorrer”, informou Sarah.

De acordo com o chefe da área de Pesquisa do Incaper, José Aires Ventura, Anilton Salles colocou-se à disposição sempre que necessário, diretamente ou por meio do representante do Incaper no Conselho Científico Administrativo e Financeiro da Fapes. “O Incaper se sente honrado com a visita. Fomos prontamente atendidos. Ele ouviu as sugestões e críticas dos pesquisadores do Instituto”, relatou José Aires.

Ele salientou que a integração do Incaper com a Fapes é extremamente positiva e, certamente, vai abrir caminhos de articulação entre os pesquisadores, com reflexo no maior número de projetos a serem encaminhados à Fundação, o que trará contribuições para o desenvolvimento do Espírito Santo. “Destaco ainda a quantidade de editais previstos para 2013 que demonstra grande esforço da Fapes em contribuir com o conhecimento científico no Estado do Espírito Santo. No entanto, temos uma grande preocupação com a demora para a liberação desses editais, ficando "presos" aos processos burocráticos da estrutura legal, o que dificulta o cumprimento de metas e o desenvolvimento das pesquisas”, registrou José Aires.


Apoio à Ciência e Tecnologia

O chefe da Área de Pesquisa do Incaper disse que a Fapes é muito importante para o suporte ao desenvolvimento de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação no Espírito Santo e que o esforço da Fundação em se articular com o CNPq e outras fontes federais de financiamento de projetos para trazer editais para o Estado é de suma importância. “Tem ocorrido uma significativa ampliação dos recursos destinados para a Ciência, Tecnologia e Inovação no Espírito Santo, o que demonstra o apoio do Governo do Estado na valorização do conhecimento científico e tecnológico, destacando-se além dos recursos para os projetos, o apoio em eventos científicos e com bolsas para a pesquisa”, finalizou José Aires.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre -luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Carla Einsfeld – assessoria.imprensa@incaper.es.gov.br
Texto: Luciana Silvestre
Tel.: 3636-9866/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper 

Nenhum comentário:

Postar um comentário