segunda-feira, 22 de julho de 2013

Dia de volta às aulas para 50 mil alunos da rede pública de ensino na capital- VITÓRIA


André Luiz Silva Sobral
Professora fala com alunos
Atenção nas aulas, dedicação aos estudos e frequência escolar são as orientações para os alunos para o bom rendimento no segundo semestre
Depois de uma semana de férias e descanso, esta segunda-feira (22) é o primeiro dia de aulas na rede pública de ensino de Vitória. Iniciam o segundo semestre letivo 18.400 alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei), 28.400 estudantes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) e 2.800 matriculados no programa Educação para Jovens e Adultos (EJA) na capital.
A volta às aulas na Emef Irmã Jacinta Soares de Souza Lima, no bairro Romão, promete uma grande ação de relacionamentos interpessoais entre os alunos. É que está prevista para os próximos dias a Semana da Amizade, em que todos vão poder trocar correspondências entre si por meio de um grande painel a ser instalado no corredor principal do prédio.
"Toda a escola vai poder se comunicar. Em tempos de violência e intolerância, a ideia é perpetuar na unidade o clima de amizade, cordialidade, respeito ao próximo, e que nossas crianças sejam os veículos de atitudes positivas dentro de casa e nas comunidades onde residem", afirmou o diretor da unidade, Bernardo Vaichert Pirola.
Já no Cmei Reinaldo Ridolfi, em Maria Ortiz, o atendimento será normal, porém diferenciado, por se tratar de crianças que têm idade entre 6 meses e 5 anos. "O recesso foi curto, mas a criança sente. Assim, o momento de deixar a criança na escola requer paciência, amor e dedicação. Por isso mesmo estamos recebendo os pais no pátio e os estamos convidando para acompanhar a criança até a sala de aula, para que o momento escolar seja positivo e prazeroso", afirmou a diretora, Cibele Grace Silva Santana.
Yuri Barichivich
Pais com crianças subindo escada da escola
Pais voltaram à rotina de levar os pequenos para os Centros Municipais de Educação Infantil
A secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio, lembrou que o segundo semestre é determinante para consolidar o período letivo que se passou. "O segundo semestre é especial e requer atenção e alerta dos estudantes quanto ao desempenho acadêmico. O terceiro trimestre, que agora se inicia, vai consolidar o segundo. É necessário que o estudante acompanhe as aulas com mais atenção, observe a frequência escolar e estude antecipadamente para fazer de 2013 um ano de êxito escolar".

Formações

Uma das práticas da Secretaria Municipal de Educação (Seme) é a formação constante dos educadores, pedagogos e servidores com o objetivo de potencializar os processos pedagógicos e, desse modo, qualificar a aprendizagem dos alunos.
Confira aqui a lista de continuação de início de formações, além das ações previstas pela Seme para serem implantadas já no segundo semestre de 2013, como o Programa Vitória Alfabetizada, lançado no último dia 17.

Nenhum comentário:

Postar um comentário