terça-feira, 23 de julho de 2013

Dia da Mulher Negra será comemorado com exposição e encontro no Mucane - VITÓRIA


Samira Gasparini
5ª Semana da Consciência Negra
Celebração no Mucane vai reafirmar o valor da mulher negra
Uma exposição de obras artesanais de Mônica Forde, noMuseu Capixaba do Negro “Verônica da Pas” (Mucane), marcará nesta quinta-feira (25), a partir das 19h30, o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. O dia de lutas será celebrado também com uma confraternização entre mulheres negras capixabas. A entrada é gratuita.
"Vinte e cinco de julho é uma data importante, um marco de resistência e da luta da mulher negra contra a opressão e discriminação que ela ainda sofre por questões de gênero e cor da pele", disse a coordenadora do Mucane, Suely Bispo.
Para ela, esse encontro será uma oportunidade também de reafirmar o valor da mulher negra e dar visibilidade aos espaços que a mulher afro-latino-americana vem conquistando na sociedade.
A artista Mônica Forde mostrará seus trabalhos artesanais, entre os quais, bonecas confeccionadas com palha de milho. Consta ainda na programação uma confraternização animada com black music.

Dia da Mulher Negra

A trajetória da mulher negra é marcada por desafios que englobam a discriminação por gênero e por raça, tendo ela de superar desafios cotidianos devido a esse duplo preconceito.
O Dia Internacional da Mulher Afro-Latina-Americana e Caribenha foi criado em 25 de julho de 1992 na República Dominicana. Desde então, a data vem sendo celebrada com homenagens às mulheres negras como forma de retribuição à sua importância para o desenvolvimento sociocultural dos países latinos. Essas comemorações, além de fortalecer as organizações dessas mulheres, buscam denunciar o racismo, a discriminação e as desigualdades sociais com vistas a proporcionar às mulheres negras uma melhor qualidade de vida.
Serviço
Comemoração ao Dia internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha com exposição de trabalhos artesanais de Mônica Forde
Onde: Museu Capixaba do Negro “Verônica da Pas” (Mucane” - Avenida República, 130, Centro
Quando: nesta quinta-feira (25) a partir das 19h30
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário