terça-feira, 23 de julho de 2013

Congresso nacional sobre seringueira começa nesta quarta-feira (24) em Guarapari


23/07/2013 - 15h40min

Incaper

O município de Guarapari vai sediar a edição deste ano do congresso nacional sobre seringueira e borracha. O evento promove intercâmbio de informações sobre ciência e boas práticas da heveicultura. A abertura será realizada na manhã desta quarta-feira (24), no Sesc Guarapari, a partir das 9h30.

Este é o III Congresso Brasileiro de Heveicultura e tem o objetivo de divulgar conhecimentos técnicos e científicos e possibilitar a troca de experiências entre produtores rurais, empresários, pesquisadores, ambientalistas, estudantes, entre outros, na busca de soluções para os desafios existentes no agronegócio da borracha natural.

Além da importância econômica, com a geração emprego e renda no campo, a heveicultura representa uma das atividades do agronegócio de maior relevância pelo seu apelo ambiental. É um cultivo de exploração sustentável que pode ser utilizado em projetos de recuperação de áreas degradadas.

O III Congresso Brasileiro de Heveicultura é uma co-realização do Centro de Desenvolvimento do Agronegócio (Cedagro), Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (Incaper), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) e Lateks Comunicação.

O evento

São esperados pelos menos 600 profissionais que atuam em diversas instituições e empresas de toda cadeia produtiva da borracha natural e que vão apresentar os principais avanços obtidos. Serão apresentados trabalhos técnicos e científicos sobre temas variados, como produção de mudas, adubação, irrigação, doenças e colheita.

Também, entre os assuntos discutidos durantes as palestras estão o cenário do mercado de borracha natural, o uso da madeira de seringueira, a expansão do cultivo com o novo código florestal, sistemas agroflorestais com seringueiras, gestão de seringais, entre outros.

O evento é realizado no Centro de Convenções do Sesc Guarapari. Mais informações sobre horários das palestras, valores para inscrição e hospedagem podem ser obtidas em www.congressoborracha.com.br.

Programa de Desenvolvimento da Heveicultura Capixaba (Probores)

A Seag desenvolve o Probores para contribuir para o atendimento da meta do Programa Reflorestar, gerando riqueza e bem estar por meio da implantação de 75 mil novos hectares de seringueira no Estado do Espírito Santo, até o ano de 2025 de forma a contribuir para o abastecimento interno do país e propiciar proteção ao meio ambiente.

Até o final do ano de 2013, serão mais de 1,8 mil hectares de seringueira plantados com incentivos do Governo do Espírito Santo, em 1.451 propriedades. O atendimento médio de 1,1 hectare por beneficiário do programa também atende ao objetivo que prioriza a agricultura de base familiar.

A seringueira será implantada preferencialmente em Sistema Agroflorestal com outras espécies, e para tanto contará com ações no âmbito do fomento, da assistência técnica e da profissionalização dos agricultores, tendo como enfoque o aumento da produção da produtividade e da cobertura florestal do Estado.

Serviço
III Congresso Brasileiro de Heveicultura
Data: 24 a 26 de julho de 2013
Local: Centro de Eventos do Sesc, Guarapari/ES
Informações: www.congressoborracha.com.br ou (27) 3337-6222.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Léo Júnior
(27) 3636-3700 / 9942-9616
leonardo@seag.es.gov.br
Mike Figueiredo
(27) 3636-3651 / 9704-2843
comunicacao@seag.es.gov.br
twitter.com/seages
facebook.com/SeagES

Nenhum comentário:

Postar um comentário