quinta-feira, 18 de julho de 2013

Comitê irá discutir capacitação profissional para projeto do Porto Central

Em reunião realizada na manhã dessa quarta-feira (17) no município de Presidente Kennedy, representantes do Governo do Estado, da Prefeitura municipal e do Porto Central criaram um comitê para debater os cursos de ensino básico e profissional visando capacitar a população do município e das regiões do entorno para atuar no projeto. Um dos objetivos do estudo será reduzir até 2016 o analfabetismo nas regiões direta e indireta e aumentar, até 2015, em 100% a oferta de vagas no ensino médio profissionalizante.

De acordo com o estudo apresentado, a meta será treinar trabalhadores para atuar no porto e também os prestadores de serviços do entorno do projeto. Deverão ser qualificadas mais de 2.700 pessoas.

Para a subsecretária de Comércio Exterior da Secretaria Estadual de Desenvolvimento, Mayhara Chaves, esta é uma das mais importantes discussões que envolvem o Porto Central. "É importante discutirmos a capacitação visto que o projeto é de grande importância não apenas para Presidente Kennedy, mas para toda a Região Sul do Estado. Ele com certeza é um grande indutor de desenvolvimento e vai mudar a realidade econômica da região".

O secretário de Estado de Educação, Klinger Barbosa, disse que a ideia é derrubar as barreiras para melhorar a qualidade de vida dos capixabas. "Queremos vencer barreiras para que a população usufrua dos benefícios que esse empreendimento vai trazer. Queremos trabalhar tanto a educação básica como a qualificação profissional. O município possui um alto índice de analfabetismo e é essa realidade que queremos atender. O papel da Sedu neste momento é mostrar o interesse do Governo do Estado em desenvolver esta área".

O secretário de Ciência e Tecnologia, Jadir Pella, também comentou as oportunidades que deverão ser criadas. "Vamos trabalhar em cima das demandas para criar oportunidades para a população".

Projeto

O Porto Central é um Projeto portuário multicarga, localizado em Presidente Kennedy. Prevê investimentos da ordem de R$ 4 bilhões e a geração de 4.800 empregos na fase de construção. Nesse semestre, o Estudo de Impacto Ambienta (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (Rima) do empreendimento foi protocolado no Ibama e o Memorando de Entendimentos entre Governo do Estado, Prefeitura de Presidente Kennedy, TPK e Porto de Roterdã foi estendido. Durante o semestre, várias reuniões de trabalho foram realizadas para sincronização de cronograma de obras de infraestrutura e serviços.



Informações à imprensa: Assessoria de Comunicação da Sedes (27) 3636-9707 / 9708 Fabíola Zardini – (27) 9942-9537 fabiola.ribeiro@sedes.es.gov.br Vagner Bissoli - (27) 9942-1137 carlos.bissoli@sedes.es.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário