sexta-feira, 5 de julho de 2013

Catadores terão orientação sobre associativismo e organização coletiva - VITÓRIA


Leane Barros
material reciclável em mesa de coleta visto por entre os braços de um trabalhador
Catadores serão instruídos a trabalhar de forma organizada e coletiva
Catadores e coletores de materiais recicláveis de Vitória estarão reunidos nesta segunda-feira (8), às 16 horas, com técnicos da Secretaria de Turismo, Trabalho e Renda de Vitória, no auditório da Casa do Cidadão, em Itararé, para se capacitarem sobre associativismo e sua capacidade de construção coletiva.
O principal objetivo é esclarecer e orientar os trabalhadores sobre o tema e estimular a criação e a organização de associações. Segundo o subsecretário de Apoio ao Empreendedor de Vitória, Leonardo Caetano Krohling, a Prefeitura de Vitória atua no fortalecimento e na promoção de empreendimentos econômicos e solidários para fomentar a organização desses grupos.
O trabalho é realizado em duas frentes: promoção do associativismo e apoio a oportunidades de negócios. "Os catadores representam um grupo importante e organizado e desejamos que se aprimorem e estruturem cada vez melhor".

Orientação

O associativismo é uma prática social que trabalha na identificação de empreendimentos associativos, apoiando sua organização e sustentabilidade. Atualmente, a Secretaria de Turismo, Trabalho e Renda apoia, com orientação e assessoria técnica, grupos produtivos formais e produtivos informais, que envolvem mais de 100 pessoas.
Leane Barros
Funcionários selecionando material reciclável em mesa de coleta
Catadores e coletores de materiais recicláveis fazem a separação do lixo retirado durante os trabalhos de coleta seletiva
Os empreendimentos podem ser cooperativas, associações, empresas autogestionárias e grupos informais que desenvolvem as mais diversas atividades econômicas, desde confecção, culinária, arte, cultura até construção.

Seletiva

Reduzir a quantidade de resíduos destinados ao aterro sanitário, aumentando a sua vida útil; evitar a poluição das águas, do solo e do ar; poupar recursos naturais e energia; gerar emprego e renda para os catadores de materiais recicláveis e proporcionar qualidade de vida à população da capital. Esses são os objetivos da coleta seletiva em Vitória, que conta com o apoio da Prefeitura.
Vitória conta com duas associações: Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Vitória (Ascamare) e Associação dos Catadores de Material Reciclável da Ilha de Vitória (Amariv).

Nenhum comentário:

Postar um comentário