sexta-feira, 5 de julho de 2013

Cachoeiro agiliza abertura de empresas e é referência estadual


Publicada em 05 de julho de 2013
O pedido de viabilidade para abertura de negócio é feito pela internetO pedido de viabilidade para abertura de negócio é feito pela internetQuem pretende abrir ou formalizar empresa em Cachoeiro de Itapemirim pode dar entrada no pedido de análise de viabilidade para instalação de empreendimentos de maneira prática, rápida e moderna. O Sistema de Registro Integrado (Regin), em funcionamento no município desde 2010, tem facilitado a vida de muita gente.
Desde então, a inscrição municipal é realizada toda via internet e o cidadão não precisa mais deslocar-se até a prefeitura para obter inscrição ou realizar alterações no cadastro mobiliário do município.
Trata-se de sistema informatizado de registro e compartilhamento de informações, concebido pela Junta Comercial do Espírito Santo (Jucees), para integrar a Receita Federal, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e os municípios. Em Cachoeiro, estão envolvidos no trabalho as secretarias municipais de Fazenda, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Urbano e a Associação dos Contadores do Sul do Espírito Santo (Ascosul).
Por meio da internet, no site da prefeitura (www.cachoeiro.es.gov.br), no link “Serviços”, o requerente pode acessar o Regin que permite a análise de viabilidade. Após dar entrada no pedido, o contribuinte recebe um número de protocolo que permite o acompanhamento do processo. A resposta quanto à análise de viabilidade é dada em até dois dias úteis após o recebimento do pedido, resultado da desburocratização da abertura de novas empresas.
“Por conta da organização da prefeitura, que consegue ótimo desempenho do sistema no município, respondendo aos pedidos de análise de viabilidade com rapidez, Cachoeiro é reconhecido pela Jucees e pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) como referência no estado. Por isso, a Secretaria Municipal de Fazenda sempre recebe visitas técnicas – indicadas por nós, da Junta Comercial – de grupos de todas as regiões capixabas para conhecer melhor o funcionamento do Regin”, elogia o secretário geral da Jucees, Paulo Juffo.
Atualmente, quem pretende legalizar empresa de todo porte no município utiliza essa ferramenta, por conta própria ou especialmente via contador, o que confere considerável agilidade à formalização.
Nesses quase quatro anos de funcionamento do sistema integrado em Cachoeiro, já foram realizadas 22.070 análises de viabilidade via Regin para instalação de empreendimentos e 4.750 empresas foram formalizadas.
“Estes números representam um avanço devido à redução no tempo para o empreendedor colocar o seu negócio em atividade, o que racionaliza os procedimentos, diminuindo os gastos tanto para o empresário quanto para o setor público. Com esse sistema, os cidadãos ganham com a geração de emprego e renda”, avalia o secretário municipal de Fazenda, Lúcio Berilli.


------------------------------
Equipe de Jornalismo
Secretaria Municipal de Comunicação
Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - PMCI
Tel: (28) 3155-5371
www.cachoeiro.es.gov.br/
www.twitter.com/prefcachoeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário