quinta-feira, 25 de julho de 2013

Atrativos de Vitória em destaque em grandes eventos religiosos no Rio de Janeiro


Arquivo Secom
Grupo de pessoas em frente a Igreja do Rosário
Igrejas do Centro Histórico mostram que Vitória tem forte vocação para o turismo religioso
Técnicos da Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda participam da ExpoCatólica Rio - Bote Fé Brasil, que vai até esta sexta-feira (26), no Riocentro, na Barra, Rio de Janeiro. O evento é considerado a maior feira de negócios e serviços religiosos da América Latina e um retrato da expansão do segmento no país.
Os técnicos estão promovendo a capital em um estande de 128 metros quadrados da Secretaria de Estado do Turismo, onde o potencial capixaba para o segmento está sendo apresentado aos visitantes. A feira é realizada de maneira paralela à Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e, para ela, foi produzido um fôlder bilíngue - português/inglês.
Há distribuição de fôlder e folhetos locais, exibição de vídeos institucionais, entrega de lembranças e troca de experiências com agentes e operadores de turismo. Além disso, os técnicos da Prefeitura dão informações e apresentam a cidade de Vitória na expectativa de gerar mais demanda e renda para a cidade.
Vitória possui alguns dos principais roteiros religiosos do Espírito Santo, como o Projeto Visitar. Na ExpoCatólica e na Jornada, os técnicos mostram todo o seu potencial histórico-cultural, além das belezas naturais da ilha. Igrejas e monumentos, vasto patrimônio, a Catedral Metropolitana, a Basílica de Santo Antônio, a Igreja do Rosário, o Palácio Anchieta, entre outros atrativos, estão sendo apresentados.

Contatos

Foto Divulgação
Homem orientando atendentes em estande em uma feira de negócios
Estande leva atrativos turísticos da capital aos visitantes da ExpoCatólica Rio
Segundo o subsecretário municipal de Turismo, Hugo Tofoli, os técnicos têm feito diversos contatos internacionais e também com todo o Brasil. Segundo ele, são pessoas de lugares mais variados, motivadas por razões semelhantes e que também buscam conhecer e se informar sobre novos destinos.
"Realmente conseguimos encantar e motivar muitas pessoas a conhecer Vitoria depois de terem recebido tantas informações e observado as belezas das fotos de nossa ilha. A interação atendeu as expectativas e desejamos que a maioria dos que buscaram informações realmente opte por Vitória", planejou Tofoli.
O Espírito Santo tem uma forte vocação para o turismo religioso. A religiosidade do povo capixaba é muito forte e se faz presente durante o ano todo. As manifestações católicas são responsáveis por grande parte da movimentação turística desse segmento no Estado.

Segmento

O turismo religioso caracteriza-se pelas atividades turísticas decorrentes da busca espiritual e da prática religiosa em espaços e eventos relacionados às religiões institucionalizadas. O segmento é – junto ao Turismo Cívico, ao Turismo Étnico e ao Turismo Místico e Esotérico - um dos nichos do turismo cultural no Brasil.
Em julho de 2011, o Ministério do Turismo publicou a portaria nº 125, que busca incentivar o turismo religioso no Brasil, reconhecendo que esse setor movimenta a economia, gerando emprego e renda e consolidando municípios como destinos turísticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário