domingo, 7 de julho de 2013

Arraiá do CCTI de Maria Ortiz leva terapia e muita alegria para a roda

Diego Alves

Mulher idosa
Marli Neves Trancoso esbanjou felicidade e disposição enquanto participava do arraiá
Diego Alves
Idosos dançando
Idosos usaram trajes típicos das festas juninas para dançar o arraiá em Maria Ortiz
O colorido e o bom humor da festa caipira tomaram conta da rua do Centro de Convivência para a Terceira Idade de Maria Ortiz (CCTI) na tarde desta sexta-feira (5). A via virou palco de um verdadeiro arraiá, toda enfeitada com bandeirolas coloridas para receber a comunidade, que aproveitou o clima da festa julina com muito forró, quadrilha e saborosas comidas típicas.
Toda produzida para dançar, a aposentada Marli Neves Trancoso, 73 anos, disse que participar do evento é uma realização. “A festa está maravilhosa porque aqui tudo sempre é muito bom. No CCTI, realizo meus ideais. Há 12 anos frequento o Centro de Convivência, pois sinto que aqui é a minha segunda família, minha segunda casa”, afirmou.
Dona Maria das Graças Cordeiro, 64 anos, disse que participar da festa e do CCTI é uma terapia. “Aqui no Centro eu faço várias atividades, como dança e oficinas. O CCTI faz parte da minha vida. Curei a minha depressão aqui. No espaço, todos trabalham com o coração, por isso essa festa está maravilhosa também”.
A aposentada Cleonide de Oliveira, 82 anos, não frequenta o CCTI, mas não se contentou em ficar dentro de casa com tanta alegria na rua. “É um prazer ter essa festa. É maravilhosa, alegra o meu dia, me faz sair de casa e distrair um pouco. Está muito bonita e traz muita tranquilidade”.
O secretário municipal de Assistência Social, Waguinho Ito, falou sobre a importância do evento. “Tudo o que é feito em benefício do idoso é uma realização nossa. Os idosos precisam de um carinho e atenção especial, e essa festa promove isso. Em depoimentos, muitos deles comentam que renasceram e ficaram mais felizes por terem esse espaço, onde é promovida a autoestima deles. Os idosos são verdadeiros artistas, que dançam, cantam e se apresentam dentro e fora do Estado”.
A coordenadora do CCTI Maria Ortiz, Penha Norbim, explicou que, além do convívio social, a festa julina proporcionou um resgate das tradições. “Essa festa é um resgate do passado. Muitos idosos que estão aqui hoje viveram na roça, vieram do interior. Com a festa julina, eles podem resgatar esse momento com muita descontração”.
Diego Alves
Idosos dançando
Festa julina contou com pratos típicos e muita animação no CCTI de Maria Ortiz
Diego Alves
Secretario
Waguinho Ito disse que os idosos merecem atenção especial em Vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário