quinta-feira, 25 de julho de 2013

Alunos passam ‘100 horas com Rubem Braga’


No ano de comemoração ao centenário de nascimento do cronista capixaba Rubem Braga, a EscolaEstadual Professor Agenor Rorislocalizada no município de Vila Velhaestá desenvolvendo o projeto‘100 horas de Rubem Braga’. A ação está sendo realizado com alunos do ensino médio e tem oobjetivo de mostrar a atualidade das obras do cronistapromovendo o conhecimento em trabalhos deleitura e produção de textos.

projeto teve início  cerca de dois meses e está proporcionando aos estudantes participarem dediversas atividades como a visita à exposição “Rubem Braga – O Fazendeiro do Ar”que ficou abertade janeiro a maio deste ano no Palácio Anchieta.

escola também realizou uma excursão ao município de Cachoeiro de Itapemirim, terra natal deRubem Bragaonde puderam conhecer a casa dele e um pouco mais sobre a história do escritor. Ogrupo foi acompanhado por um guia disponível para esclarecer todas as dúvidas dos visitantes nasala de aulasão desenvolvidas leituras de crônicas e cada aluno produz os seus próprios textosinspirados nas obras.

Outras ações estão sendo planejadasDentre elasestá uma saída à praia de Manguinhosna Serra,onde o escritor gostava de ir quando vinha à capital, e um passeio ao centro de Vitóriaque pordiversas vezes foi retratado nos seus textos. Para finalizar o projetoestá sendo preparada umaexposição das produções dos alunos, em forma de músicasilustraçõesfotografias e encenaçõesquevai envolver a escola e todas as disciplinas na montagem dos estandes.

A professora de Língua Portuguesa Christina Araújo de Niño, que está coordenando o projeto, destacou os benefícios que podem ser adquiridos por meio das obras e da vida do artista. “O principal é mostrar a qualidade de Rubem Braga, mostrar que existe muito coisa dele que não é velha. É novo, moderno. Nessa era digital, onde sempre aparecem coisas novas, temos que ensinar que não se pode excluir o que é antigo, porque conhecimento é soma”, disse.

A ideia do ‘100 horas de Rubem Braga’ surgiu do Café Literário, realizado pelo Sesc em parceria com a Sedu, e que neste ano homenageou o cronista. Os encontros proporcionados pelo evento têm como finalidade instigar nos participantes a criação de formas diferenciadas de trabalhar a leitura e escrita nas salas de aulas.


Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação/ Sedu Rovena Storch/ Aline Nunes/ Karolina Gazoni Tels: 27 3636 -7705/ 3636-7706 E-mail: rsdamasceno@sedu.es.gov.br/ aanunes@sedu.es.gov.br/ karolina@sedu.es.gov.br/rcchagas@sedu.es.gov.br Texto: Renan Chagas Twiter: @sedu_es Facebook: www.facebook.com/SeduES

Nenhum comentário:

Postar um comentário