sexta-feira, 19 de julho de 2013

Alunos do Programa Vitória Alfabetizada podem ter acesso ao microcrédito


Carlos Antolini
Adulto escrevendo numa folha
Alfabetizandos aprenderão a ler e escrever e ainda terão acesso ao crédito para desenvolver ações empreendedoras
Além do objetivo de alfabetizar, prioritariamente, a população com idade entre 15 e 59 anos que não sabe ler e escrever, o Programa Vitória Alfabetizada tem como propósitos específicos proporcionar aos participantes acesso ao curso de formação em empreendedorismo e/ou associativismo e facilitar a concessão do microcréditopara que desenvolvam ações empreendedoras.
"As ações complementam o ciclo que emancipa o adulto para a condição de cidadania plena, com capacidade de alcançar sua independência e dignidade", afirmou a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio.
O Vitória Alfabetizada foi lançado esta semana pela Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme).
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que o Espírito Santo possui 119.027 pessoas com idade entre 15 e 59 anos que ainda não sabem ler e escrever. Destas, 3.936, ou 3,3% do total, estão em Vitória. A pesquisa revela ainda que na capital são 2.162 mulheres analfabetas, contra 1.774 homens. Antes mesmo do lançamento oficial do programa, já haviam sido cadastrados 166 alunos, que formarão 10 turmas em seis localidades diferentes na capital.
Elizabeth Nader
Programa de Educação e Jovens e Adultos da PMV
Cidadãos de 15 a 59 anos terão aulas em espaços alternativos, como igrejas e centros comunitários

Vitória Empreendedora

Em articulação com a Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda, serão oferecidos aos concluintes das turmas de alfabetização cursos de qualificação na área do empreendedorismo e associativismo, bem como o acesso facilitado ao microcrédito, por meio de parcerias com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Banestes, além das instituições financeiras comunitárias, como Banco Bem (Itararé) e Banco Puã (São Pedro).
O Banestes vai atuar oferecendo linhas de microcrédito, por meio do Programa Creditar. Na modalidade, os alfabetizandos que concluírem o curso vão poder participar de palestras sobre educação financeira e terão acesso a financiamento para compra de equipamentos e capital de giro para pequenos negócios.
Matéria relacionada

Nenhum comentário:

Postar um comentário