quinta-feira, 18 de julho de 2013

Alunos de Itarana participam de atividades culturais no I Festival de Inverno


O município de Itarana, que é marcado pela cultura pomerana, foi palco para uma atividade diferente desenvolvida pela Escola Estadual Alto Jatibocas. Em mês de festas caipiras, quadrilhas e diversas comidas típicas, os professores das turmas da 5ª série do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, optaram por realizar o I Festival de Inverno da instituição. 

O objetivo da ação foi promover aos estudantes conhecimento sobre diferentes culturas, por meio de atividades integradas que contemplassem o currículo, além de divulgar para a comunidade as atividades de arte, produção escrita e as apresentações culturais desenvolvidas na escola, unindo teoria e prática.

Durante todo o mês de junho, os alunos realizaram pesquisas sobre as características culturais presentes nas festividades da comunidade junto aos moradores e via internet. Os dados capturados foram transformados em gráficos, produzidos pelos próprios estudantes.  Eles também recolheram canções que foram utilizadas para auxiliar a escrita e como objeto de uma análise estrutural das mesmas. Além disso, foram relembradas danças locais e globais. Todas as produções foram apresentadas aos pais e comunidade no festival, durante a última semana.

A ação foi uma realização entre os professores das áreas das Ciências da Natureza e Matemática; Ciências humanas e Códigos e Linguagens. Dessa forma, foram trabalhados conteúdos que se encontram no calendário da escola e que são importantes para provas como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes). 

A pedagoga Luzineti Marquez Coan falou sobre os benefícios da atividade na educação. “O aluno está aprendendo a escrever cada vez melhor, lendo o mundo de uma forma diferente, entendendo a comunidade e entendendo como ela se relaciona com o mundo. Estamos trabalhando as habilidades e competências dos deles”, disse. Para ela, o festival foi “uma mistura de cores, cheiros e sabores pomeranos”. 


Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação/ Sedu Rovena Storch/ Aline Nunes/ Karolina Gazoni Tels: 27 3636 -7705/ 3636-7706 E-mail: rsdamasceno@sedu.es.gov.br/ aanunes@sedu.es.gov.br/ karolina@sedu.es.gov.br/rcchagas@sedu.es.gov.br Texto: Renan Chagas Twiter: @sedu_es Facebook: www.facebook.com/SeduES


Nenhum comentário:

Postar um comentário