sexta-feira, 12 de julho de 2013

Alterações em vias centrais preparam Cachoeiro para integração do transporte


Publicada em 12 de julho de 2013
O prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Carlos Casteglione, anunciou nesta sexta-feira (12) um pacote de alterações viárias na região central do município. Além de melhorar o fluxo de veículos e garantir mais segurança no trânsito, as medidas serão adotadas para preparar a cidade para a integração do transporte público, que deve ser iniciada no mês de agosto.
As mudanças fazem parte do programa de mobilidade urbana “Cachoeiro em Movimento”. A partir do próximo dia 27, as ruas Samuel Levy e Pinheiro Junior serão de mão única, da praça Gastão Pim para a ponte municipal Fernando de Abreu. Ao longo desse trecho, serão criadas 440 novas vagas de estacionamento rotativo. Também passarão a ser de mão única as ruas adjacentes Madre Gertrudes e Alziro Viana (apenas subida) e a travessa Hélio Ramos, ao lado do Tiro de Guerra (apenas descida).

Para dar lugar a faixas preferenciais para os ônibus, serão extintas as vagas de estacionamento rotativo do ponto da praça Jerônimo Monteiro até a Caixa Econômica Federal (no lado oposto à praça) e na rua 25 de Março, da esquina da rua Barão de Itapemirim até a Secretaria Municipal de Fazenda (no lado oposto ao Shopping Cachoeiro). A ponte Carin Tanure, que liga o bairro Ibitiquara ao Centro, passará a ser de mão dupla.
“É importante lembrar que as vagas de estacionamento extintas nesse trecho serão substituídas pelas criadas ao longo da Samuel Levy e Pinheiro Junior”, ressaltou o prefeito Carlos Casteglione.
Quatro faixas de pedestres deixarão de existir nas ruas 25 de Março e Siqueira Lima. No lugar delas, serão criadas duas faixas, sendo uma em frente à agência do Banestes e outra em frente à galeria Villa Shopping. O objetivo é reduzir os pontos de retenção de veículos identificados por técnicos da prefeitura.

Linha Vermelha terá faixa de multiuso
Outra novidade anunciada pelo prefeito é a criação de uma faixa de multiuso na Linha Vermelha, do Km 90 até ao Museu Ferroviário, que vai trazer mais segurança e acessibilidade para pedestres e ciclistas. A faixa terá 1,5 metros de largura e cerca de 2,8 quilômetros de extensão. Nesse percurso, serão construídas entre 4 e 6 faixas de pedestres elevadas.

Todas as alterações divulgadas nesta sexta-feira (12) serão executadas pelas secretarias de Desenvolvimento Urbano, Defesa Social, Obras e pela Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cachoeiro (Agersa).

“Esse trabalho é fruto de estudos que foram desenvolvidos pela nossa equipe. O 'Cachoeiro em Movimento' foi construído para que possamos dar as respostas que a população tanto precisa no que diz respeito à mobilidade urbana. Esse processo começou desde que assumimos a prefeitura, com a realização de várias mudanças no trânsito da cidade”, disse o prefeito.
Licitação para novas empresas de ônibus
Casteglione ainda adiantou as etapas e as datas do processo para a abertura de licitação para contratação de empresas que quiserem operar o serviço de transporte público municipal a partir de 2015.

“Em setembro, faremos o termo de referência. As consultas e audiências públicas também serão realizadas ao longo deste ano. Nossa meta é publicar o edital de licitação já em março de 2014”, explicou.
Abel Sant' Anna assume cargo de prefeito por 14 dias
O anúncio das alterações foi feito no gabinete do prefeito Carlos Casteglione, pouco antes da solenidade de transmissão de cargo para o vice-prefeito Abel Sant'Anna. Casteglione terá recesso de 14 dias, a partir de segunda-feira (15).

“Saio de férias com a consciência tranquila, pois sei que tenho um companheiro que responde à altura da responsabilidade que é governar Cachoeiro. Agradeço a confiança e a parceria desses meses”, disse o prefeito.

“Pela segunda vez, quero agradecer a confiança do prefeito. A primeira foi quando me convidou para ser seu vice-prefeito, e agora me dando a oportunidade de governar nossa cidade. Pode ter a certeza que devolverei a cidade bem dirigida, como o senhor sempre soube fazer”, agradeceu Abel.
O evento contou com a presença do deputado federal Camilo Cola, vereadores, secretários municipais, lideranças empresariais, comunitárias e religiosas.
Confira outras mudanças que fazem parte do “Cachoeiro em Movimento”
Rotatória da Ilha da Luz (90 dias)
Rotatória Posto Senna (Dezembro)
Pontos de ônibus novos
Duplicação da ES 482
Término do contorno de Cachoeiro
Construção da Rodovia do Caramba
Duplicação Cachoeiro x Marataízes
Divulgação_PMCI_transmissão.jpgDivulgação_PMCI_transmissão.jpg
267K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário