quinta-feira, 18 de julho de 2013

1ª Conferência de Cultura da Serra acontece em agosto

Todos os agentes culturais estão convidados a participar dos debates

Zelita Viana
Artistas, gestores e produtores culturais público estão convidados a participar da 1ª Conferência Municipal de Cultura da Serra, que acontecerá nos dias 2 e 3 de agosto, na Escola Municipal Professora  Iolanda Schineider, no bairro Porto Canoa. O tema da conferência é Uma politica de Estado para a cultura: desafios do sistema nacional de cultura. 
PMSAs várias formas de manifestação da cultura serão debatidas na Conferência
A programação da 1ª Conferência inclui a distribuição dos grupos de estudos, para discutir e apresentar propostas relacionadas a quatro temas, de acordo com a metodologia do Ministério da Cultura (Minc). São eles: sistema municipal de cultura, diversidade cultural, cidadania e direitos autorais, cultura e desenvolvimento.
Além disso, serão eleitos os delegados que vão participar da III Conferência Estadual e Nacional de Cultura.
O representante do Minc, Marcelo Velloso vai palestrar sobre o Sistema Nacional de Cultura, que está sendo formado por adesão dos estados e municípios. Em julho, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur), a Serra assinou o Acordo de  Cooperação Federativa com o Governo Federal,  aderindo ao Sistema Nacional de Cultura.
Conforme Decreto 2832 , que convoca a 1ª Conferência Municipal de Cultura, faz parte dos objetivos do encontro discutir a cultura nos contextos nacional, estadual e municipal, nos seus aspectos da memória, de produção simbólica, da gestão, da participação social e da plena cidadania; promover o debate entre artistas, produtores, conselheiros, gestores, investidores e demais protagonistas e também propor estratégias para o fortalecimento da cultura como centro dinâmico do desenvolvimento sustentável. A Conferência será presidida pela secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, que também é responsável pela organização e funcionamento.

Programação 1ª Conferência de Cultura.
Data: 02 e 03 de agosto  de 2013
Local: Escola Iolanda Sheneider - Porto Canoa - Serra - ES.

Sexta-feira, 02 de agosto de 2013
18:00 - Apresentação cultural e credenciamento;
19:00 - Abertura Oficial
19h30 - Palestra com Marcelo Velloso do MINC | TEMA: Sistema Nacional de Cultura
20h30 - Exposição da Metodologia da conferência

Sábado, 03 de agosto de 2013

08:00 - Credenciamento
09 00 - Aprovação do Regimento
9h 0 Distribuição do grupos de estudos (4 temas, de acordo co a metodologia do MINC)
10 30 - Apreciação da propostas de áreas
11 30  - Almoço
13 00  - Apresentação da propostas no auditório
15 30  - Eleição do delegados para II Conferência Estadual e Nacional de Cultura
16 30 - Encerramento
Programação sujeita a pequenas adequações nos horários. Para mais informações, ou sugestões, fazer contato pelos telefones 3291.2330,  3291.2331 ou e.mail cultura.setur@serra.es.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário