sexta-feira, 21 de junho de 2013

Usuários do Cras participam de ação pelo combate à violência contra o idoso


Diego Alves
pessoas fazendo exercicio fisico
Usuários do Cras participaram de atividades de ginástica laboral durante ação no Cras de Santa Martha
Diego Alves
pessoas dançando
Usuários assistiram à apresentação de dança do grupo do projeto Caminhando Juntos (Cajun) de Andorinhas
Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Santa Martha promoveu na manhã desta quinta-feira (20) uma ação em referência ao Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa, comemorado no dia 15 de junho.
A ação teve o objetivo de sensibilizar as pessoas sobre as mais diversas formas de violência que os idosos sofrem em seus lares, nas instituições ou nos espaços públicos e falar sobre os serviços de assistência à pessoa idosa que a Prefeitura de Vitória oferece.
"A Prefeitura disponibiliza diversos serviços de assistência ao idoso, entre eles, os prestados dentro dos Cras, através dos Grupos de Convivência para os Idosos, e os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), onde são averiguadas as denúncias de violência contra o idoso", comentou a assistente social do Cras de Santa Martha, Gisely Oliveira.
A assistente social do Creas de Maruípe, Viviane Pessoa, afirmou que a violência contra a pessoa idosa se mascara e há omissão nas denúncias. "Muitas vezes as vítimas procuram proteger os agressores, que, na grande maioria, são familiares ou pessoas bem próximas a elas".
Os usuários participaram de atividades como ginástica laboral e oficina de decoração de objetos. A Unidade de Saúde de Santa Martha esteve no local para a aferição de pressão e glicemia. Houve também apresentações de dança com o grupo do projetoCaminhando Juntos (Cajun) de Andorinhas e a peça teatral "Diga não à violência", apresentada pelas idosas do Centro de Convivência para a Terceira Idade de Maria Ortiz. A peça mostrou várias formas de violência que os idosos sofrem.
"Estou muito feliz por estar aqui hoje. É muito importante esta ação, porque é uma forma de mostrar para a sociedade que os idosos devem ser respeitados e tratados com carinho, não com agressão", afirmou a aposentada Maria do Carmo, de 79 anos.
O evento contou com a participação das Unidades de Santa Martha e Andorinhas, do Cajun de Andorinhas, do Centro de Convivência para Terceira Idade (CCTI) de Maria Ortiz e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Maruípe.
Diego Alves
pessoa medindo pressão
Pessoas puderam fazer aferição de pressão e glicemia durante a atividade com servidores da US de Santa Martha
Diego Alves
mulher falando
Maria do Carmo participou do evento para reforçar o respeito que deve ser dado aos idosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário