sexta-feira, 21 de junho de 2013

Um dia de cidadania com foco no empreendedor individual - VILA VELHA


Texto: Marco Antonio Antolini / Foto: Semcom

Carteira de trabalho Sine - Imagem: Eduardo Ribeiro
Visando ao desenvolvimento do empreendedorismo, a Prefeitura de Vila Velha vai realizar na segunda-feira (24) uma grande ação de cidadania na região de Terra Vermelha, das 9 às 16 horas, na Escola CAIC.   Com o título Desenvolvimento em Ação, o evento conta com uma série de atividades, a exemplo de formalização dos Empreendedores Individuais (EI), inscrições para cursos de qualificação e de capacitação, acesso ao crédito, encaminhamento para o mercado de trabalho, emissão da Carteira de Trabalho, entre outras ações.

Haverá também palestras com foco no uso consciente do dinheiro. O tema foi motivado no fato de que a maioria dos atendimentos do Procon de Vila Velha refere-se à renegociação de dívidas.  O Procon também fará atendimentos no local e distribuirá cartilhas enfatizando os direitos do consumidor. Os profissionais do órgão visitarão as casas dos moradores da avenida principal do bairro, das 9 às 11 horas.

Defensoria - A ação terá um viés na cidadania e a Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo, por meio do Projeto Defensoria Amiga da Comunidade, oferecerá atendimento jurídico integral e gratuito, especialmente relacionadas a processos de divórcio, reconhecimento de paternidade, exame de DNA gratuito, segunda via de certidão de nascimento e de casamento, dentre outras. As crianças terão um dia de lazer, com muitas brincadeiras e atividades lúdicas.

Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Vila Velha, o evento conta com o apoio das Secretarias de Educação, Esporte e Lazer, e da Prevenção e Combate à Violência. Também tem o apoio do Sebrae, Unidade Móvel da Aderes, Defensoria Pública do Estado do Espírito,  Banco Terra e da empresa Ajellso.

Programação

9h – Abertura oficial e início dos atendimentos;
9h às 11h – Orientação do PROCON e Questionário do CE (ação de rua);
9h15 – Palestra Sebrae: Formalização de Pequenos Empreendimentos
12h às 13h – Horário do almoço
14h30 – Palestra Tema: Uso consciente do dinheiro - Jorge Eloy
15h20 – Palestra Tema: Consumo Seguro e Saúde – Dra Elba Luchi
16h – Encerramento da Ação.

As palestras acontecerão no Auditório da Escola CAIC.

Serviços e atividades

Qualificação – Inscrição nos Cursos do Pronatec.  Cursos Disponíveis: cuidador de idoso, eletricista predial de baixa tensão, porteiro/vigia, pedreiro de alvenaria, aplicador de revestimento cerâmico, eletricista industrial, pintor de imóveis, manicure/pedicure e cabeleireiro.  Documentos Necessários: RG, CPF e Comprovante de Residência.

Capacitação – Inscrição dos cursos do SEBRAE. Com perfil de gestão empresarial (marketing, vendas, planejamento, atendimento etc.) para empreendedores individuais.

Formalização de Empreendedor Individual – Formalização no local em parceria com a VAN da Aderes.

Acesso ao Crédito – Serão feitos esclarecimentos sobre linhas de crédito (Banco do Brasil e Nossocrédito) com recolhimento de documentação dos interessados.

Balcão do Emprego - Encaminhamento para o mercado de trabalho e emissão de primeira via de carteira de trabalho.  Será feito o atendimento a maiores de 18 anos, limitado a 140 pessoas atendidas em função do tempo do evento. Para Carteira de Trabalho serão oferecidas 100 senhas. Com relação à emissão da primeira via da CTPS, poderá ser atendido menores com 14 anos completos, desde que os mesmos já tenham o número do CPF.

Procon – O órgão fará orientação, esclarecimentos e direcionamentos aos consumidores, fornecedores e público em geral (distribuição de cartilhas). Haverá também abordagem porta a porta na avenida principal do bairro, das 9 às 11 horas.

Defensoria Pública - Projeto Defensoria Amiga da Comunidade – Serão oferecidos atendimento jurídico integral e gratuito, especialmente relacionadas a processos de divórcio, reconhecimento de paternidade, exame de DNA gratuito, segunda via de certidão de nascimento e de casamento, dentre outras.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário