sexta-feira, 14 de junho de 2013

Trilha sensorial é atração no 16º aniversário do parque Mata da Praia


André Luiz Silva Sobral
Visitante
Arlete ficou vendada para percorrer a Trilha Sensorial no Parque Mata da Praia
André Luiz Silva Sobral
Visitante
Jean gostou de participar da trilha e de ver que o local contava com árvores
Fazer uma trilha de olhos fechados é uma experiência muito divertida e de muito aprendizado para crianças e adultos. A atividade faz parte da programação do aniversário de 16 anos do Parque Afonso Pastore, conhecido como Parque Mata da Praia, que está comemorando a data com oficinas, palestras, exposição fotográfica e Trilha Sensorial nesta sexta-feira (14).
A trilha pode ser feita por pessoas de todas as idades e tem o objetivo de fazer com que os participantes percebam a natureza pelo olfato, tato e audição, de acordo com a educadora ambiental Aparecida Drumond.
Na manhã desta sexta, dois adolescentes com deficiência auditiva e de fala estavam participando da trilha. Arlete Mariana, de 16 anos e estudante do 1º ano do ensino médio, e Jean Carlos, de 20 anos e aluno do 2º ano do ensino médio, estavam acompanhados do intérprete Handerson Oliveira.
Para Arlete, a trilha foi muito difícil por estar vendada. "Eu gostei, mas achei difícil porque não podia ver nada, mas foi legal". Jean também aprovou a atividade. "Gostei porque fui vendo que tinha árvore, semente na sacolinha e uma pessoa".
Aluna do 1º ano, Mila Cristina, de 16 anos, disse ter sido uma atividade diferente. "Eu já gosto de fazer rapel e trilhas, mas nunca tinha feito uma assim, vendada. Foi muito legal".
André Luiz Silva Sobral
Visitante
Mila, que já havia feito rapel antes, disse que a trilha sensorial foi diferente
André Luiz Silva Sobral
Servidoras
Educadora ambiental Aparecida Drumond diz que a preservação está sendo abordada na programação de aniversário do parque

Exposição de fotos antigas

Mas o aniversário ainda conta com outras atividades. Estão sendo desenvolvidas no local oficinas de bolsas a partir de material reciclado, palestras com as crianças e exposição fotográfica sobre o "antes" e o "depois" do parque.
Segundo a educadora ambiental Aparecida Drumond, as crianças e adolescentes estão aprendendo mais sobre o meio ambiente, além de vivenciá-lo. "Já atendemos 120 crianças e a nossa expectativa até o final do dia (esta sexta) é atender 160".
Para a coordenadora social da Organização Não Governamental Casa de Acolhimento e Orientação ao Adolescente, Kátia Barbosa, a experiência de levar as crianças ao parque foi muito proveitosa. "Elas estão aprendendo a cuidar do meio ambiente, e, para algumas, é a primeira vez que vêm ao parque".
Juliane Ricardo, de 13 anos e aluno da 6ª série, conta que gostou muito do parque. Já Pedro Henrique, de 12 anos e estudante da 5ª série, disse que já conhecia o parque e gosta de estar no campo. "Gosto de ficar nesses locais,para poder correr muito. Aprendi como cuidar para a planta não morrer".
Aparecida contou que na tarde desta sexta receberá um grupo de nove pessoas da ONG Movimento e Paz para participar das atividades. "São pessoas que estavam internadas e agora estão em casas de apoio. Mudaremos nossa didática para atendê-los".
No aniversário do parque, a equipe de educadores ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente está trabalhando muito o conceito de preservação da natureza e do consumo consciente.
André Luiz Silva Sobral
Visitante
Pedro Henrique afirmou que gosta de usar o campo do parque Mata da Praia
André Luiz Silva Sobral
Visitante
Juliane visitou o parque e garantiu que gostou do que viu no local

Nenhum comentário:

Postar um comentário