quinta-feira, 20 de junho de 2013

Transporte de graça para paciente de hemodiálise em Vila Velha

Texto: Emerson Cabral / Foto: Camila Vargas

Transporte para Hemodiálize - Imagem: Camila Vargas
O aposentado Luiz da Rocha, de 69 anos, é morador do bairro Santa Inês, em Vila Velha, e sofre de insuficiência renal há mais ou menos dois anos. Há três semanas ele começou o tratamento de hemodiálise em uma clínica de Vitória, por recomendação médica. Desde o dia 24 de maio Luiz da Rocha se dirige a essa clínica três vezes por semana utilizando o transporte oferecido pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Vila Velha, exclusivo para pacientes como ele. Além de transportar pacientes que realizam tratamento de hemodiálise, o serviço atende a pessoas em tratamento de quimioterapia, radioterapia e fisioterapia.
A esposa de Luiz da Rocha, Glória Cuzzuol Rocha, está satisfeita com o atendimento da equipe de transporte. “A van é confortável e meu marido tem se mostrado mais animado depois que descobrimos que esse serviço era oferecido pela prefeitura”.
O coordenador do setor de regulação da Secretaria de Saúde, Paulo Reblim, explicou que esse transporte garante a continuidade do tratamento de cerca de 70 pacientes cadastrados. “Importante ressaltar que nós estamos garantindo o acompanhante do idoso, que tem prerrogativa na lei, e também o acompanhante da criança. Dentro dessa nova concepção, temos o atendimento na van com assistente de motorista para que faça o acompanhamento dos pacientes após o tratamento, quando ele está mais debilitado. O município primou pela qualidade dos veículos nessa prestação de serviço”.
São veículos com no máximo dois anos de uso, ar condicionado e todo o conforto que o munícipe tem direito e merece. “Funciona de acordo com a agenda dos prestadores de serviço, de segunda a sábado, na parte da manhã e na parte da tarde. Nós atendemos indiscriminadamente. Não tem a questão socioeconômica. Todos têm direito, então basta procurar a unidade de saúde com os laudos encaminhados para esse atendimento que o município garante o transporte. Os documentos exigidos são cópia do cartão SUS, cópia da identidade, cópia do CPF, laudo do médico e uma cópia do comprovante de residência”, acrescentou Paulo Reblim.
Após a análise desses documentos, verificados pelo setor de regulação, esse paciente é encaminhado até o serviço demandado pelo profissional médico. “Nós entendemos que é necessária a garantia de transporte desses pacientes para que tenham a continuidade do tratamento. São pacientes que ficam bastante debilitados após o tratamento, principalmente os de hemodiálise. Então é necessário que ele seja transportado com esse conforto. Além disso, o transporte onera a família, ao fazer o traslado três vezes por semana. Como temos a garantia do serviço, obviamente isso também vai ajudar a família a economizar”, finalizou o coordenador da regulação.

Serviço
Quem tem direito ao transporte: moradores de Vila Velha que realizam hemodiálise, quimioterapia, radioterapia e fisioterapia.
Como agendar: ligar para o setor de Regulação, no telefone 3149-9510
Documentos necessários: cópia do cartão SUS, cópia da identidade, cópia do CPF, laudo do médico e uma cópia do comprovante de residência atestando que o paciente é de Vila Velha.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário