segunda-feira, 17 de junho de 2013

Terreno abaixo da Ponte da Passagem é alvo de mutirão de limpeza


Yuri Barichivich
Terreno ao lado da Ponte da Passagem
Terreno que fica abaixo da Ponte da Passagem recebeu mutirão e está totalmente limpo
O terreno que fica abaixo da Ponte da Passagem está totalmente limpo. A Secretaria Municipal de Serviços (Semse) fez um mutirão e retirou 48,8 toneladas de resíduos (lixo e entulho) do local. Foram oito caminhões cheios retirados durante a ação, que aconteceu na última terça-feira (11).
A última limpeza havia sido realizada há 30 dias. Contudo, muitos munícipes depositam lixo ou entulho de maneira incorreta no local. "É preciso destacar que o recolhimento de lixo na capital é diário e não há necessidade de depositar lixo ou entulho em locais indevidos. Equipes já estão fiscalizando e orientando as pessoas que vão até a Ponte da Passagem a utilizar a Estação Bota-Fora em Andorinhas, que fica a 200 metros da ponte (atrás da antiga Casa dos Brinquedos)", explicou o secretário municipal de Serviços, Alex Mariano.
A Estação Bota-Fora em Andorinhas possui duas caixas estacionárias para que a população possa depositar entulhos de maneira correta.
Mas o problema não é registrado apenas na Ponte da Passagem. Nos primeiros cinco meses do ano, já foram aplicadas 354 notificações e 411 autuações em toda a capital por causa de lixo depositado em locais indevidos.
Os bairros com mais pontos irregulares são: Caratoíra, Alagoano, Morro do Quadro e Grande Vitória. Juntos, eles possuem 25% dos locais usados como depósito irregular de lixo por alguns moradores. Uns jogam lixo de forma irregular nas vias públicas, outros utilizam terrenos particulares que estão abertos.
Quando um cidadão é flagrado sujando vias com lixo ou um terreno fica com resíduos acumulados, o imóvel é multado. A multa é de R$ 481,00 (lei municipal 5086).
Quando isso acontece, o imóvel é notificado e o proprietário tem 10 dias para regularizar a situação, limpando o terreno ou local onde o lixo foi depositado. No 11° dia, é feita uma vistoria no local e, se não tiver sido limpo, o proprietário é multado.
Após a multa, o prazo para limpeza é de 20 dias. Caso o terreno ainda não seja limpo, a multa de reincidência é aplicada. A multa de reincidência é de R$ 962,00.

Serviço

O morador que necessitar dos serviços da Semse deve ligar para o Fala Vitória 156. Na central, o atendimento ao cidadão é feito de segunda-feira a domingo, das 6 horas à meia-noite, incluindo feriados. As demandas são encaminhadas aos setores competentes para resolução.
Podem ser solicitados serviços de limpeza de pontos de lixo em vias públicas e outros logradouros, varrição, lavagem de ruas, escadarias, praças e feiras livres, bem como o recolhimento de animais mortos nas ruas.
Quanto aos terrenos baldios, cabe à fiscalização de limpeza pública atuar junto ao proprietário do imóvel para que o mantenha limpo e com placa de identificação. Reclamações sobre terrenos sujos, cheios de mato e lixo também podem ser feitas por meio do Fala Vitória 156.

Nenhum comentário:

Postar um comentário