quarta-feira, 5 de junho de 2013

Teoria e prática no fortalecimento do aprendizado em escola pública de Muniz Freire


Os alunos da Escola Estadual Bráulio Franco, de Muniz Freireestão tendo uma nova experiência nahora de aprender o conteúdo de químicaEles estão unindo o conhecimento aprendido em sala de aulacom experiências práticas desenvolvidas no Laboratório de Ciências da escola.

Nas aulas, os estudantes têm a oportunidade de entender como a disciplina funciona no seu dia a dia, melhorando o potencial e a qualidade do ensino. Para o professor de química Thiago Soares, a prática é a melhor forma de aprender, pois retira os conteúdos do sentido abstrato, tornando a aula mais dinâmica, participativa e interessante.

“Quando você pega a teoria e coloca na prática, é possível ver que eles têm uma produção maior, que entendem melhor o que está sendo passado. Eles passam a ser os produtores do conhecimento, a peça chave do processo”, conta o professor.

Thiago também destaca que o trabalho atinge outras áreas da vida dos participantes, já que os alunos desenvolvem relatórios do procedimento realizado na experiência, o que auxilia o desenvolvimento de organização de pensamento, melhora a escrita, incentiva e valoriza o trabalho em grupo, a coordenação motora e a sensibilidade.

Para desenvolver essa metodologia, a escola conta com o Laboratório de Ciências, resultado da participação da instituição no Programa Ensino Médio Inovador (ProEmi). A ação é uma estratégia do Governo Federal que tem o objetivo de apoiar e fortalecer a criação de propostas curriculares inovadoras, ampliando o tempo do estudante na escola por meio da inserção de práticas que tornem o currículo mais dinâmico.


Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação/ Sedu Rovena Storch/ Aline Nunes/ Karolina Gazoni Tels: 27 3636 -7705/ 3636-7706 E-mail: rsdamasceno@sedu.es.gov.br/ aanunes@sedu.es.gov.br/ karolina@sedu.es.gov.br/rcchagas@sedu.es.gov.br Texto: Renan Chagas Twiter: @sedu_es Facebook: www.facebook.com/SeduES

Nenhum comentário:

Postar um comentário