quinta-feira, 20 de junho de 2013

Teatro de Bonecos da Guarda leva para escola peça sobre drogas e bullying


Arquivo PMV-SECOM
Fantoches do Teatro da Guarda Municipal
Teatro de Bonecos da Guarda Civil Municipal usa fantoches para levar temas de interesse social às pessoas
Os agentes da Guarda Civil Municipal que desenvolvem o projeto Teatro de Bonecos apresentam nestas quinta (20) e sexta-feiras (21) peças infantis sobre drogas e bullying para os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ceciliano Abel de Almeida, em Itararé. Nos dois dias, as apresentações ocorrem em dois horários, às 8h40 e às 10 horas.
Na peça "Drogas, apague essa ideia! Acenda sua vida!", três crianças se envolvem com drogas e determinam seus próprios destinos de acordo com suas escolhas. Os personagens Jiló, Cabelo e Zoin trazem o suspense a cada ato e transformam o desfecho em um momento surpreendente e emocionante.
A peça de teatro "Outra chance" conta a estória de Aristobaldo, um jovem deficiente visual que é vítima de bullying dos seus amigos da faculdade. Mas essa situação não é motivo para deixá-lo descontente com a sua limitação.
Como a vida dá voltas, seus agressores acabam percebendo o mal que sempre fizeram de uma maneira não muito agradável e se surpreendem, no final da peça, com a atitude de Aristobaldo. O termo em inglês "bullying" representa o conjunto de atitudes que discriminam e prejudicam o desenvolvimento escolar e pessoal dos estudantes.
O Teatro de Bonecos da Guarda Civil Municipal de Vitória usa cerca de 30 fantoches para despertar o interesse, especialmente das crianças, para assuntos como meio ambiente, saúde, cidadania, além de educação para o trânsito e segurança.
De forma lúdica e criativa, os roteiros e as peças são montados pelos próprios agentes. Entre as peças mais demandadas, estão "Água", "Dona Morte Pede Carona", "Estatuto da Criança e do Adolescente", "Zoca e sua turma", "Dengue" e "Desarme-se". O Teatro de Bonecos faz apresentações em escolas, eventos, movimentos sociais e associações educativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário