quinta-feira, 6 de junho de 2013

Servidores municipais participam de curso de capacitação sobre elaboração do Plano Plurianual (PPA)

A Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP), em parceria com a Escola de Serviço Público do Espirito Santo (Esesp) e o Ministério do Planejamento, está realizando o curso “Planejamento e Ferramentas para elaboração do PPA” para servidores públicos municipais de todas as microrregiões do Estado desde a última quinzena de maio. 

O curso tem como objetivo reconhecer a importância do planejamento e suas ferramentas, aplicando-as na elaboração dos Planos Plurianuais (PPA) dos municípios do Estado, entendendo seus fundamentos, conceitos, papel na gestão pública e a importância deste instrumento de planejamento orientado para resultados. 

Além disso, o curso disponibiliza para o planejamento municipal as agendas de desenvolvimento territorial – ADT, elaboradas pela SEP e pelo Ministério do Planejamento com as ações estratégicas e prioritárias dos governos estadual e federal em cada uma das 10 microrregiões de planejamento do Espirito Santo.

O curso, que é destinado aos servidores públicos municipais que atuam nas áreas de planejamento e orçamento, já foi realizado nas microrregiões Centro Oeste, Noroeste, Nordeste e Rio Doce, envolvendo 32 municípios. 

A metodologia do curso é composta por exposição dialogada, discussões, trabalhos individuais, estudos de casos e sistematização e síntese. A turma é composta por até 36 alunos, com a participação de até cinco pessoas por município. 

Segundo a subsecretária de Orçamento, Ana Jahel, o curso visa a integração da agenda de desenvolvimento da União, do Estado e dos Municípios, com a capacitação dos gestores municipais. “Essa capacitação se dá por meio de orientações específicas para a implementação do Plano Plurianual dos Municípios 2014-2017, fortalecendo o planejamento como instrumento de gestão municipal, dando um sentido de unidade entre os entes, permitindo uma maior articulação de esforços e capacidade para o atendimento das demandas da sociedade”, disse.

O curso será realizado ainda nas microrregiões Caparaó, Central Sul, Sudoeste Serrana, Central Serrana, Litoral Sul e Metropolitana. 
Mais informações: 3636-6713 / 3636-6721 / 3636-6722 (Esesp)


Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação/SEP Raphael Marques Tel.: 3636-4258 / 9766-0348 raphael.marques@planejamento.es.gov.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário